História do Centro de Tecnologia da UFPI (1975-2020): o percurso de adesão ao Programa de Expansão das Universidades Federais-REUNI

Autores

  • Magnaldo de Sá Cardoso Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2784

Palavras-chave:

Centro de Tecnologia; Expansão; História da Educação; Reestruturação; Universidade Federal do Piauí.

Resumo

Este trabalho em uma perspectiva histórica sobre a trajetória do Centro de Tecnologia-CT/UFPI (1975-2020), avança nos estudos e desdobramentos da implantação do Programa de Reestruturação e Expansão REUNI. Destaca os elementos significativos na reconstituição historiográfica do CT, caracterizando programas institucionais que impactaram em novos paradigmas educacionais, e identifica dados expressivos das novas edificações. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com aproximações à história, à cultura, mediante o desenvolvimento da técnica de produção de narrativas de história de vida, com participação de colônia de professores colaboradores. Como fundamentação teórica, a investigação contempla, dentre outros: Chartier (1990), Burke (1997), nos fundamentos teóricos em História Cultural; adota o conceito de documento, no sentido atribuído a Le Goff (2003); Nóvoa (1995), nos estudos dos professores e as histórias de suas vidas; nos aportes sobre memória e cultura escolar, as contribuições de Halbwachs (2004) e Julia (2001). Para consubstanciar estudos em História Oral, utiliza autores como Grazziotin (2012), Meihy (2010) e Alberti (2015). A pesquisa revisita o percurso de implantação do REUNI, a partir da evolução das matrículas na Graduação presencial (1980-2004), o movimento de adesão CT/UFPI/IES, despesas de capital/orçamento, culminando no consequente fortalecimento do Centro de Tecnologia/UFPI, pretendendo contribuir para a análise histórica do ensino superior do Brasil.

Palavras-chave: Centro de Tecnologia; Expansão; História da Educação; Reestruturação; Universidade Federal do Piauí.

Referências

ALBERTI, V. Histórias dentro da História. Fontes históricas. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). 3. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior 9 Cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura0 e para formação continuada. Brasília: MEC/CNE, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI. Brasília: Casa Civil, 2007.

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. Tradução Nilo Odalia. São Paulo: UNESP, 1997.

CARDOSO, M. S. Entre trajetórias e vidas de professores: história do Centro de Tecnologia da UFPI (1975-2007) / Magnaldo de Sá Cardoso, 2020. 313 f. Orientação: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Cópia de computador (printout). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

CARDOSO, M. S. O Centro de Tecnologia da UFPI: trajetória histórica. Teresina: Edufpi, 2017.

CHARTIER, R. A história cultural - entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Memória e Sociedade, 1990.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores. Os desafios da aprendizagem. Porto: Porto, 2001.

GRAZZIOTIN, L. S. Romagem do tempo e recantos da memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. Luciane Sgarbi Grazziotin e Dóris Bittencourt Almeida. São Leopoldo: Oikos, 2012.

GUERRA, I. C. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo-Sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia, 2006.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 2004.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, J. (Org.). CHARTIER, R.; REVEL, J. A história nova. Tradução Eduardo Brandão. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 4. ed. São Paulo: Loyola. 2010.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes,1994.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Cadernos de Formação I. Lisboa: Pentaedro, 1988.

RICHARDSON, J. R. et al. Pesquisa social - métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

RICOEUR, P. Temps et récit. Paris: Éditions du Seuil. 1985.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

CARDOSO, Magnaldo de Sá; FERRO, Maria do Amparo Borges. História do Centro de Tecnologia da UFPI (1975-2020): o percurso de adesão ao Programa de Expansão das Universidades Federais-REUNI. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2784. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2784. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS