Um olhar sobre a acessibilidade do Museu da Dança

Autores

  • Guilherme Moreira Dias Universidade Federal Fluminense
  • Tailine Pereira Lomêu Formoso Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Lenilda de Matos Pinheiro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Rejany dos Santos Dominick Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Neuza Rejane Wille Lima Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Dagmar Mello e Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2816

Palavras-chave:

Arte, Dança, Museu, Inclusão, Acessibilidade

Resumo

A mudança das práticas cotidianas devido à pandemia do novo coronavírus tem sido um grande desafio para todos. Os meios virtuais, enquanto instrumento de divulgação da arte, da educação e da cultura têm sido grandes aliados para amenizar os efeitos do isolamento social. Desta forma, o texto apresenta e discute questões relacionadas ao portal virtual do Museu da Dança, evidenciando seu conteúdo, critérios de acessibilidade e o interesse do público em geral pelo acervo do site. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica narrativa e de campo com visitas virtuais e a escolha de uma das exposições, para o desenvolvimento dos critérios mencionados. O estudo incidiu sobre a exposição “A poética dos encontros”, com o objetivo de ser analisada sob os aspectos da inclusão, arte e educação. Os resultados encontrados revelam que o Museu da Dança virtual permite o acesso a todas as pessoas, no entanto há necessidade de dar maior atenção à acessibilidade e ao estímulo às visitas do público em geral. Ainda que tenha sido feita a pesquisa investigativa sobre os recursos utilizados, a apresentação e o conteúdo, a apreciação de um portal de arte está sempre condicionada segundo as experiências particulares de cada visitante, por isso temos caminhos  e diálogos diferentes com a diversidade

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Biografia do Autor

Guilherme Moreira Dias, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Diversidade e Inclusão CMPDI /UFF. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor ii - Secretaria Municipal de Educação - Duque de Caxias. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança

Dagmar Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn). Atua em pesquisas que relacionam questões éticas e estéticas entre Educação e Imagens em processos de ensino e aprendizagem. Desenvolve atividades de extensão e ensino voltadas a formação continuada de professores tendo como temáticas formativas questões relacionadas a inclusão e diversidade, cultura audiovisual, imagens e mídias. Coordena no Laboratório de audiodescrição de imagens e é uma das coordenadoras da RIA - Rede internacional de ações coletiva, além de ser associada da AIIIIPE - Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e uma das responsáveis pelo GT de Direitos Humanos.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

DIAS, Guilherme Moreira; FORMOSO, Tailine Pereira Lomêu; PINHEIRO, Lenilda de Matos; BRAZ, Ruth Maria Mariani; DOMINICK, Rejany dos Santos; LIMA, Neuza Rejane Wille; SILVA, Dagmar Mello e. Um olhar sobre a acessibilidade do Museu da Dança. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 01–14, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2816. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2816. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO