Formação docente & desenho na Educação Infantil: o que dizem as crianças da pré-escola através dos desenhos
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2598Palavras-chave:
Desenho, Formação Docente, Pré-escolaResumo
Este artigo abordou sobre o desenho na Educação Infantil e a formação docente como categorias necessárias ao processo de desenvolvimento e construção de aprendizagens de crianças pequenas e bem pequenas. Para a construção deste artigo, fundamentou-se em autores como Aries (2018), Mazzamati (2012), Oliveira (2011), Mello (2007), Kuhlmann Jr (2002), Almeida (2003), Moreira (1993), dentre outros; e documentos oficiais legislam e orientam sobre a temática a exemplo do Constituição Federal (1988) ECA (1990), LDB (1996), RCNEI (1988), DCNEI (2009) e BNCC (2018). A pesquisa foi descritiva, de natureza exploratória e teve abordagem qualitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram extraídos a partir da observação participante realizada em momentos de interações pedagógicas de crianças da pré-escola de uma Unidade de Educação Básica, situada na zona urbana de São Luís- MA. Os resultados alcançados reforçam o entendimento que as crianças tem muito a dizer e que é necessário a escuta atenta e sensível por parte do educador da infância.
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