ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA ALUNO CEGO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS CAXIAS
CHEMISTRY TEACHING: analysis of the contribution of alternative materials to the blind student of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão Campus Caxias
Palavras-chave:
Ensino de química. Inclusão. Materiais alternativos.Resumo
A inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade, é uma realidade cada vez mais concreta, pois, as leis e diretrizes que garantem esse direito tiveram efetiva contribuição ao longo dos anos. Porém, no ensino de Química aos cegos, percebe-se um número reduzido de aprendizado, oriundo de fatores como falta de recursos, professores desqualificados, além da própria dificuldade do aluno com a disciplina. Assim, o objetivo da pesquisa é a análise da contribuição do uso de materiais alternativos, para o ensino de hidrocarbonetos em uma turma de 3º ano do ensino médio do IFMA- Caxias. Nesse contexto foi trabalhado as observações das aulas, aplicados questionários e elaborados materiais adaptados utilizando: placas de isopor, transcrição em braille dos hidrocarbonetos e estruturas moleculares adaptadas, bolas de isopor e cola em alto relevo. Os questionários foram direcionados aos alunos e à professora vidente para avaliação das aulas e aprendizagem, e após análise de dados, ocorreu avaliação dos materiais produzidos com o discente cego. Observou-se que os alunos conseguiram, por meio dos recursos selecionados, compreender e assimilar os conteúdos de Hidrocarbonetos, evidenciando que o ensino de química na perspectiva da inclusão é possível, principalmente quando alinhado ao uso de recursos adaptados.