Política de Seção

Editorial

Texto de responsabilidade da Comissão Editorial da REUFPI ou de profissionais por ele convidados. 

Fazer uma nova submissão para a seção Editorial.

Original

Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, com método rígido e claro, resultados inéditos, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, que agreguem valores à área da saúde. Limitado a 15 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Original.

Revisão

Resultado de estudo de revisão integrativa, revisão de escopo, revisão sistemática com ou sem metanálise ou metassíntese. O método deve ter sido conduzido por meio análise crítica de resultados de estudos primários, quantitativos ou qualitativos. Sua estrutura deve conter: questão de pesquisa, critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragem/busca na literatura, informações extraídas dos estudos selecionados, avaliação da qualidade dos estudos primários, interpretação e apresentação da síntese do conhecimento. Limitado a 20 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Revisão.

Relato de Experiência

Descrição de experiências relacionadas ao ensino, à extensão, à assistência, à gestão ou à descrição de produtos de inovação tecnológica. Sua extensão é limitada a 12 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Relato de Experiência.

Reflexão

Discussão teórica e crítica sobre tema relevante para Enfermagem e áreas correlatas. Possui caráter opinativo e reflexivo. Deve analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre o tema. Limitado a 12 laudas, incluindo resumo e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Reflexão.

Métodos e técnicas

Discussão teórica e crítica sobre um método ou técnica de pesquisa relevante para Enfermagem e áreas correlatas. Possui caráter narrativo e reflexivo. Deve apresentar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre o tema que esclareçam ao leitor, melhores práticas de investigação para a produção de resultados científicos robustos. Limitado a 12 laudas, incluindo resumo e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Métodos e técnicas

Protocolos

Descrição do planejamento do ensaio clínico multicentrico, de estudos epidemiológicos robustos, da revisão sistemática ou revisão de escopo. A submissão de manuscritos de protocolo é incentivada em um estágio inicial do estudo. Caso a coleta de dados esteja completa, o manuscrito não será considerado. A publicação de protocolos de estudo permite que pesquisadores e órgãos financiadores se mantenham atualizados em seus campos, fornecendo exposição a atividades de pesquisa que, de outra forma, não seriam amplamente divulgadas. Para a construção, os protocolos de ensaios clínicos devem seguir as recomendações do SPIRIT ( Standard Protocol Items for Randomized Trials ); protocolos de revisão sistemática, as recomendações do PRISMA-P e protocolos de revisão de escopo, as recomendações do PRISMA-ScR. O registro dos protocolos é obrigatório, para Ensaios Clínicos observar o registro na REBEC ou outro repositório de Ensaios Clínicos. Para revisões sistemáticas considerar ter registro no International prospective register of systematic reviews PROSPERO e para as revisões de escopo, os autores são encorajados a registrar seu protocolo na Open Science Framework – OSF. O número de registro deve ser relatado no manuscrito. Limitado a 12 laudas, incluindo resumo e referências.

Fazer uma nova submissão para a seção Protocolos.

Carta ao Editor

Destinada a discutir artigos recentemente publicados pela revista, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado, ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Limitada a duas páginas.

Fazer uma nova submissão para a seção Carta ao Editor.