O Jogo/Documento
reflexões acerca da possibilidade dos jogos eletrônicos como objeto de estudo da historiografia
Palavras-chave:
História, jogos eltrônicos, pesquisaResumo
O presente artigo busca trazer reflexões e possibilidades de análises teóricas metodológicas dos jogos eletrônicos como objeto de estudo para a historiografia. Buscaremos refletir e trazer uma base teórica/metodológica ao debate dos jogos eletrônicos como objetos de estudo na historiografia. Ao apresentarmos novos objetos ou fontes para os campos de Clio, é comum encontrarmos grande resistência, principalmente por parte dos veteranos da história. Resistência esta que nos leva às velhas questões da historiografia sobre seus limites, ciência e razão de ser. Em tese questões superadas desde a ruptura crítica operada pela historiografia no século XX com relação aos padrões metódicos positivistas atrelados a uma história da física social de Comte, Michelet e Bernard, para cuja compreensão as fontes e os objetos do pesquisador estariam submetidos a leis inflexíveis e universais. Ao considerarmos a relação do passado/presente/futuro e o uso do passado como fagulha impulsionadora do presente rumo ao futuro, os jogos eletrônicos, especialmente os ambientados em épocas históricas, poderiam nos revelar aspectos da construção de determinadas memórias históricas e discursivas do passado pelo presente.