O Jogo/Documento

reflexões acerca da possibilidade dos jogos eletrônicos como objeto de estudo da historiografia

Autores

  • Alex Felix Universidade Federal de Campina Grande
  • José Otávio Aguiar Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

História, jogos eltrônicos, pesquisa

Resumo

O presente artigo busca trazer reflexões e possibilidades de análises teóricas metodológicas dos jogos eletrônicos como objeto de estudo para a historiografia. Buscaremos refletir e trazer uma base teórica/metodológica ao debate dos jogos eletrônicos como objetos de estudo na historiografia. Ao apresentarmos novos objetos ou fontes para os campos de Clio, é comum encontrarmos grande resistência, principalmente por parte dos veteranos da história. Resistência esta que nos leva às velhas questões da historiografia sobre seus limites, ciência e razão de ser. Em tese questões superadas desde a ruptura crítica operada pela historiografia no século XX com relação aos padrões metódicos positivistas atrelados a uma história da física social de Comte, Michelet e Bernard, para cuja compreensão as fontes e os objetos do pesquisador estariam submetidos a leis inflexíveis e universais. Ao considerarmos a relação do passado/presente/futuro e o uso do passado como fagulha impulsionadora do presente rumo ao futuro, os jogos eletrônicos, especialmente os ambientados em épocas históricas, poderiam nos revelar aspectos da construção de determinadas memórias históricas e discursivas do passado pelo presente.

Biografia do Autor

José Otávio Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Autor e co-autor em diversos livros e artigos, entre os quais se inclui a biografia publicada de um oficial napoleônico no Brasil, o francês Guido Thomaz Marlière (1767-1836), José Otávio Aguiar é mineiro de Ubá. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e Doutorado em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Realizou pesquisa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós em História da Universidade Federal de Pernambuco entre 2009 e 2010, estudando a obra botânica do naturalista paraibano Manuel Arruda da Câmara (1752-1811). Atualmente é Professor Efetivo, Titular, com regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Campina Grande/PB, onde leciona na Graduação, bem como nos Programas de Pós-Graduação em História (Mestrado) e em Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado Interdisciplinares). Acumula experiência de pesquisa e publicação nas áreas de História Ambiental, História da Biologia, Etnobiologia e História Indígena, História do Brasil Império, História do Brasil Colônia, História do Brasil Contemporâneo e história das recepções culturais religiosas e marciais japonesas e chinesas no Brasil. Foi Bolsista de Produtividade e Pesquisador do CNPQ nível 2, entre os anos de vigência de 2012 e 2015. Entre agosto de 2015 e junho de 2016 foi pesquisador e bolsista de Pós-Doutoramento da CAPES, num convênio PROCAD entre a PUC de São Paulo, a UFCG e a Federal do Amazonas, estudando história ambiental, movimentos sociais e ambientalistas, mundos do trabalho e verticalizações urbanas. Compôs e compõe diversos conselhos editoriais, como o da Revista História Hoje, da ANPUH. É vice-editor da Revista Minemosine e membro do Conselho Consultivo Nacional da Revista História, da Unesp de Assis - SP. Entre abril de 2017 e julho do mesmo ano, coordenou, interinamente, o Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da UFCG (Mestrado e Doutorado) situado na área de Ciências Ambientais. É pesquisador do projeto histórico-documental de âmbito nacional, Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil financiado pelo Edital da Petrobrás Cultural. Coordena, juntamente com a professora Juciene Ricarte Apolinário, o Grupo de Estudos em História, Meio Ambiente e Questões Étnicas registrado no CNPQ desde 2006. Como Pesquisador e membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em História, assinou, em 2017, um acordo de colaboração interinstitucional entre a UFCG e o Centro de História d Aquém e d Além-Mar (CHAM) Universidade Nova de Lisboa, PT, e também, com a Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha. Atualmente é Bolsista de Produtividade nível 2 do CNPQ na Área de Ciências Ambientais e Coordenador do Mestrado em História da UFCG.

Arquivos adicionais

Publicado

19-02-2024

Como Citar

FELIX, Alex; AGUIAR, José Otávio. O Jogo/Documento : reflexões acerca da possibilidade dos jogos eletrônicos como objeto de estudo da historiografia . Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 4, n. 2, p. 65–85, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/5000. Acesso em: 21 dez. 2024.

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