A mulher negra e sua circulação no circuito artístico contemporâneo
Resumo
Este artigo tem como objetivo tratar da circulação e inserção da mulher negra enquanto artista nos espaços institucionais de arte contemporânea brasileira, por meio de pesquisa de produções teóricas realizadas por artistas que escrevem sobre suas próprias obras; Renata Felinto e Rosana Paulino. Para tanto, utiliza-se como metodologia o pensamento analítico das próprias autoras-artistas; Renata Aparecida Felinto dos Santos (2016) e Rosana Paulino (2011), a partir de suas teses de doutorado, para analisar seus discursos acerca da representatividade do corpo negro, especialmente o feminino, nas artes. Como referenciais teóricos, aciona-se autoras/es do campo das artes e das relações étnico-raciais, para discutir o racismo e a invisibilização que acontece na sociedade em geral, não sendo diferente na história da arte brasileira. Ao longo da pesquisa constata-se que existem artistas negras produzindo na contemporaneidade, porém percebe-se também que há um apagamento, tanto por parte das instituições de ensino de artes, como de espaços institucionais artísticos. Desse modo chega-se à conclusão que é necessária uma revisão no meio artístico contemporâneo para que ocorra de fato a circulação de artistas negras no cenário artístico contemporâneo e o reconhecimento de suas produções.