Câmera, luz e humilhação

Intersecções entre gênero, emoção e humor na televisão brasileira

Autores

  • Matheus Cunha Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU), Uberlândia, MG. https://orcid.org/0009-0005-2712-5481
  • Bianca Floresta de Sá Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU), Uberlândia, MG. https://orcid.org/0009-0001-0594-7880

Palavras-chave:

humilhação social; gênero; humor; subjetividade.

Resumo

Este artigo surge a partir de um diálogo entre duas pesquisas: “Investigações sobre a humilhação como fenômeno social: bases teóricas, epistemológicas e empíricas” e “A construção de gênero na juventude: uma análise de produções seriadas na subjetivação do eu”. Tem por objetivo central destacar que o mainstream hegemônico do humor brasileiro contém como cerne central a humilhação social, principalmente destinada à corpos femininos e transexuais. O texto busca, portanto, apontar os pontos de intersecção do estudo da antropologia e sociologia das emoções, junto à humilhação social e gênero, levando como base empírica de análise determinado produtos culturais humorísticos. 

Biografia do Autor

Matheus Cunha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU), Uberlândia, MG.

Graduando em Ciências Sociais 

Bianca Floresta de Sá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Sociais (INCIS/UFU), Uberlândia, MG.

Graduanda em Ciências Sociais 

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2023

Como Citar

CUNHA, Matheus; DE SÁ, Bianca Floresta. Câmera, luz e humilhação : Intersecções entre gênero, emoção e humor na televisão brasileira. Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 4, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/4275. Acesso em: 21 nov. 2024.