Uma cartografia das estratégias de resistências e representações políticas de quebradeiras de coco na "Região ecológica do babaçu"

Autores

  • Poliana de Sousa Nascimento Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

cartografia, Babaçu, Conflito, Quebradeiras de coco

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar, a partir de uma cartografia, formas de organizações e diferentes mecanismos de mobilização política estabelecidas por mulheres quebradeiras de coco na Região ecológica do babaçu. São mulheres que se estruturam segundo critérios organizativos apoiados em princípios de gênero, ecológicos com base política e econômica (ALMEIDA, 2005). Elas reivindicam, a partir de ações coletivas de resistência, a preservação da palmeira de babaçu (Orbignya Speciosa), livre acesso à terra e uso do recursos naturais, redesenhando suas trajetórias de luta e relação de pertencimento a partir de cartografias sociais que expressam suas realidades. 

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2020

Como Citar

DE SOUSA NASCIMENTO, Poliana. Uma cartografia das estratégias de resistências e representações políticas de quebradeiras de coco na "Região ecológica do babaçu". Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3715. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Dossiê