Knowledge of the parents about child development: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.880Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Saúde da criança, Conhecimento, PaisResumo
Objetivo: analisar na produção científica qual o nível de conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil e os fatores que influenciam nesse conhecimento. Método: utilizou-se metodologia de revisão integrativa, por meio de levantamentos nas bases de dados científicas LILACS, PubMed/MEDLINE, e SciELO, dos trabalhos indexados no período entre 2010 e 2019. A busca foi realizada entre março e abril de 2020. Resultados: foram levantados 1.132 artigos, dos quais dez preencheram os critérios de inclusão e foram usados como base para esta revisão. Os estudos evidenciaram falha dos pais na detecção de atrasos nos marcos do desenvolvimento; associação do nível de conhecimento dos pais a um melhor desenvolvimento infantil; e maior nível de conhecimento pelas mães. Conclusão: os pais são peças fundamentais no desenvolvimento infantil. Pais que possuem maior conhecimento sobre esse processo são mais propícios a criarem um ambiente favorável para o desenvolvimento saudável de seus filhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.