Microbiological analysis of water in public schools in Marabá, Pará
Palavras-chave:
Análise da Água, Poluição, Coliformes, Efeitos Coletivos das Desigualdades em Saúde, Serviços de sa´úde escolarResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10228
Objetivo: analisar a qualidade microbiológica da água de cinco escolas públicas da cidade de Marabá-PA e correlacionar com possíveis fatores de desigualdades sociais em saúde no entorno dessas escolas. Metodologia: as análises microbiológicas foram realizadas em cinco escolas públicas no interior do Pará, usando a técnica do número mais provável, associado a registro das características do entorno das escolas. O teste T Student foi utilizado para verificar as diferenças entre os resultados microbiológicos da água entre as escolas em que houve contaminação e também para testar as diferenças entre a vulnerabilidade socioambiental urbana no entorno das escolas e a contaminação da água. Resultados: observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre as escolas E3 e E5 no teste para coliformes totais (p=0,043) e termotolerantes (p=0,008). A partir das condições de vulnerabilidade socioambiental urbana no entorno a escolas, encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre as escolas apenas em relação às condições de saneamento (p=0,05). Considerações Finais: as condições microbiológicas da água utilizada em duas escolas são insatisfatórias, o que indica risco à saúde para alunos, professores e funcionários das escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.