Perceptions of the nursing team in an Emergency Care Unit on urgency and emergency
Palavras-chave:
Enfermagem, Emergências, Serviço hospitalar de emergência, Enfermagem em EmergênciaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8324-29
Objetivo: conhecer as percepções da equipe de enfermagem de um Pronto Atendimento sobre o atendimento de Urgência e Emergência. Metodologia: exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi a Unidade de Pronto Atendimento de Gravataí, Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram integrantes da equipe de enfermagem que atuam nesta instituição. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista. Foi realizada análise do conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: Conhecimento sobre Urgência e Emergência, Processo de trabalho e Questões gerenciais. Evidenciou-se que os profissionais percebem as unidades de pronto atendimento como locais de extrema importância no que se refere ao atendimento rápido e resolutivo nos casos de urgência e emergência, mas deixam claro, a forma equivocada, na qual as unidades vêm sendo utilizadas como porta de entrada para casos que poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde. Considerações finais: destacou-se o importante papel dos serviços de urgência e emergência. É indispensável a qualificação do fluxo de encaminhamentos, bem como a melhoria do contexto organizacional.
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