Study of sociodemographic factors associated with functional dependence in the elderly
Palavras-chave:
Idoso fragilizado, Saúde do idoso, Autonomia pessoal, Enfermagem geriátricaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.907
Objetivo:O objetivo desta pesquisa foi identificar as características sociodemográficas e o grau de dependência de idosos acompanhados na Estratégia Saúde da Família da cidade de Picos-PI. Métodos:Estudo transversal realizado de março a abril de 2011. A coleta de dados ocorreu a partir de um formulário contendo dados de identificação e avaliação funcional, sendo a amostra de 100 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para análise, foram utilizados a estatística analítica, o teste de Pearson e a razão de verossimilhança.Resultados: Constatou-se a predominância de pessoas do sexo feminino, casadas, com filhos e elevado número de analfabetas. A maioria dos idosos possuía morbidades edependência parcial para
asatividades instrumentais da vida diária.Evidenciou-se maior dependência para as atividades no sexo feminino e em idosos longevos, sendo que a presença de condições crônicas e a inatividade física estiveram associadas à incapacidade na população.Conclusão:Os achados indicaram a necessidade de qualificar as ações de saúde e ampliar a rede social de apoio ao idoso, dadas as implicações de fatores individuais sobre a capacidade funcional e a crescente demanda por cuidados de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.