Research-action as method for behavior suicide prevention approach in the basic attention: experience report

Autores

  • Kelly de Holanda Silva, Mara Dalila Leandro de Sousa Brito, Fernando José Guedes da Silva Junior Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp49-53

Objetivo: descrever a experiência da realização de pesquisa-ação como método para a prevenção do comportamento suicida na atenção básica. Metodologia: trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, na cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Este relato foi construído a partir da realização da coleta de dados do Trabalho de Conclusão de Mestrado do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Piauí com a utilização da abordagem metodológica da pesquisa-ação, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Resultados: foram realizadas uma reunião de negociação e dois seminários temáticos, com dinâmicas apoiadas no Método Criativo Sensível, sendo elas análise fílmica/ roda de conversa e Recorte e Colagem, o que permitiu a produção de dados para posterior análise, além da troca de conhecimento. Após cada seminário foram realizadas miniexposições relacionadas à temática. Considerações finais: O método de abordagem utilizado permitiu uma experiência diferenciada no processo de educação, de forma participativa, desenvolvendo nos participantes um senso crítico e reflexivo tornando-os agentes transformadores de realidade fortalecendo assim a atenção básica.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Kelly de Holanda Silva, Mara Dalila Leandro de Sousa Brito, Fernando José Guedes da Silva Junior. Research-action as method for behavior suicide prevention approach in the basic attention: experience report. Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 20º de abril de 2024];8(spe). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/557

Edição

Seção

Relato de Experiência