Educational technology for patient with chronic renal disease: integrative review

Autores

  • Cristiano Batista Gonçalves Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Tecnologia educacional, Promoção da Saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7272-78

Objetivo: analisar a produção científica nacional e internacional sobre tecnologias educativas voltadas à promoção da saúde do paciente com doença renal crônica. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura; utilizou-se a questão norteadora: Quais as evidências disponíveis na literatura científica sobre tecnologias educativas voltadas à promoção da saúde do paciente com doença renal crônica?; não houve imposição de limite de tempo, e utilizou-se as bases de dados SciELO, MEDLINE, LILACS e CINAHL, com cruzamento dos seguintes descritores: renal insufficiency, educational technology, health promotion. Resultados: incluíram-se seis estudos nesta revisão e elencou-se quatro categorias sobre as tecnologias educativas: software para computador ou dispositivo móvel, material impresso, programa educacional via telefone e website. Conclusão: diferentes tecnologias educativas construídas evidenciam a preocupação dos profissionais da saúde em promover a longitudinalidade do cuidado e integralidade da saúde aos indivíduos com doença renal crônica, como também lhes instiga a tornarem-se protagonistas no cuidado da sua saúde.

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

1.
Cristiano Batista Gonçalves. Educational technology for patient with chronic renal disease: integrative review . Rev Enferm UFPI [Internet]. 21º de novembro de 2020 [citado 7º de dezembro de 2024];7(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/503

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