Educational technology for patient with chronic renal disease: integrative review
Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Tecnologia educacional, Promoção da SaúdeResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7272-78
Objetivo: analisar a produção científica nacional e internacional sobre tecnologias educativas voltadas à promoção da saúde do paciente com doença renal crônica. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura; utilizou-se a questão norteadora: Quais as evidências disponíveis na literatura científica sobre tecnologias educativas voltadas à promoção da saúde do paciente com doença renal crônica?; não houve imposição de limite de tempo, e utilizou-se as bases de dados SciELO, MEDLINE, LILACS e CINAHL, com cruzamento dos seguintes descritores: renal insufficiency, educational technology, health promotion. Resultados: incluíram-se seis estudos nesta revisão e elencou-se quatro categorias sobre as tecnologias educativas: software para computador ou dispositivo móvel, material impresso, programa educacional via telefone e website. Conclusão: diferentes tecnologias educativas construídas evidenciam a preocupação dos profissionais da saúde em promover a longitudinalidade do cuidado e integralidade da saúde aos indivíduos com doença renal crônica, como também lhes instiga a tornarem-se protagonistas no cuidado da sua saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.