Knowledge of undergraduation teachers in nursing about donation of organs and tissues for transplantation
Palavras-chave:
Docentes de enfermagem, Programas de Graduação em Enfermagem, Obtenção de tecidos e órgãosResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.5819
Objetivo: analisar o conhecimento dos docentes do curso de Graduação Enfermagem acerca do tema doação de órgãos e tecidos para transplante. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa realizada no período de abril a maio de 2016. Do total de vinte e sete docentes enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior pública de Belém, Estado do Pará, foram entrevistados dezesseis. Utilizamos como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, tendo como instrumento para a coleta um roteiro de entrevista elaborado com perguntas abertas e para análise o referencial metodológico proposto por Bardin. Resultados: constatamos que a maioria dos docentes não possui conhecimentos sólidos sobre o tema em questão, pautando sua retórica em experiências pessoais e com baixo teor científico. Contudo, os mesmos percebem a importância e complexidade do tema. Conclusão: há insuficiência no conhecimento dos docentes no que concerne ao processo de doação como um todo. Tal realidade evidencia a necessidade e a importância de maiores investimentos em cursos de atualização voltados para docentes do ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.