Prevalência de apendicectomias e análise dos histopatológicos em Hospital de Urgências de Teresina
PDF

Palavras-chave

Apendicite
Apendicectomia
Histopatológico

Como Citar

Monteiro, M. S. de S. . ., & Reinaldo, L. G. C. . (2018). Prevalência de apendicectomias e análise dos histopatológicos em Hospital de Urgências de Teresina. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 1(1), 86-95. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/787

Resumo

INTRODUÇÃO: A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal que necessita de intervenção cirúrgica no mundo. É causada pela obstrução do lúmen apendicular por hiperplasia dos folículos linfoides de origem infecciosa, obstrução mecânica (fecalitos, ascaris, bário, corpos estranhos) ou tumores. A apendicectomia é o tratamento padrão-ouro. OBJETIVO: Estimar a prevalência de apendicectomias em hospital de urgência de Teresina e analisar os histopatológicos. MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo realizado no Hospital de Urgência de Teresina a partir do livro cirúrgico e banco de dados da instituição em busca dos histopatológicos realizados entre janeiro e junho de 2014. RESULTADOS: Foram realizadas 5987 cirurgias, sendo 298 apendicectomias (4,98%), destas 187 (62,8%) era do sexo masculino e 111 (37,2%) sexo feminino. O histopatológico mais prevalente foi apendicite supurada com 119 casos (45,4%). CONCLUSÃO: A apendicite aguda é comum nos serviços de urgência, sendo a apendicectomia um procedimento com alta prevalência. A análise histopatológica dos casos estudados confirma essa doença e seu caráter benigno.

PDF

Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY  4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.