Comparação entre teste da Urease e Histopatologico no diagnóstico do Helicobacter Pylori em endoscopias digestivas realizadas em hospital universitário de Teresina

Autores

  • Jeany Borges e Silva Ribeiro Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Thiago Soares Gondim Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v7i1.4949

Palavras-chave:

Helicobacter pylori, Urease, Histopatologia

Resumo

Introdução: O helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa produtora de urease que pode permanecer aderida na superfície da mucosa gástrica causando diversas doenças gastrointestinais. No Brasil, estima-se que sua prevalência seja cerca de 70%, aumentando com a idade, localização geográfica e status socioeconômico do indivíduo. A infecção da mucosa gástrica pode ser diagnosticada através de métodos invasivos, como o teste da urease e o exame histopatológico. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo comparar o resultado do teste da urease e do exame histopatológico no diagnóstico da infecção pelo patógeno, analisando as alterações da mucosa gástrica, e a prevalência da infecção pelo helicobacter pylori. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo transversal e observacional com uma amostra de 41 indivíduos, para a análise dos dados foram utilizados os procedimentos da estatística descritiva. Resultados: A prevalência da infecção na amostra foi de 34,1% pelo teste da urease e de 61% pelo exame histopatológico, apresentando uma sensibilidade de 52% e espeficidade de 93,75%, com uma concordância razoável pela classificação de Landis e koch. Conclusão: A Comparação entre os dois métodos diagnósticos, teste da urease e histopatologia mostrou resultados divergentes na detecção do H. pylori, sendo necessário a realização de um estudo com um espaço amostral maior para avaliação da concordância entre os testes diagnósticos realizados no Hospital Universitário. A gastrite foi a patologia mais prevalente em ambos os métodos com H. pylori positivo; entretanto pacientes sem a infecção também apresentavam tal patologia, sugerindo a presença de outros fatores envolvidos na gênese da afecção.

Biografia do Autor

Jeany Borges e Silva Ribeiro, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Médica Endoscopista da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)  do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí e Supervisora da Residência Médica em Endoscopia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Teresina, Piauí.

Thiago Soares Gondim Medeiros

Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo, Endoscopista. Residência Médica em Endoscopia Digestiva No Hospital Universitário da Universidade Federal do piauí. Teresina-Piauí.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Borges e Silva Ribeiro, J., & Soares Gondim Medeiros, T. . (2024). Comparação entre teste da Urease e Histopatologico no diagnóstico do Helicobacter Pylori em endoscopias digestivas realizadas em hospital universitário de Teresina. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 7(1), 31–44. https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v7i1.4949

Edição

Seção

Original