INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE

Autores/as

  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Deni Elliot Noronha Lopes SEDUC-SOBRAL
  • Elias Sá de Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eliandro Antonio do Nascimento Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Yorrana Ferreira Tomaz de Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Alexandre Willians Nascimento Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.3873

Palabras clave:

Ensino Filosofia, Criatividade, Criticidade, Universidade

Resumen

O artigo pretende contribuir com as discussões sobre o ensino de filosofia, partilhando achados de uma pesquisa realizada com duas  turmas de estudantes universitários na disciplina de Estética (Curso de Música -Licenciatura). As inovações metodológicas aplicadas nas turmas buscaram valorizar o ensino de filosofia em diálogo permanente com as vivências cotidianas e artísticas dos estudantes através de atividades em sala sistematicamente vinculadas aos temas previstos no programa da disciplina. Os resultados dos dados apontaram que as estratégias metodológicas de ensino utilizadas na disciplina tiveram impacto positivo para o engajamento dos discentes, atuando desenvolvimento de sua criticidade e criatividade.

Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Sousa Ferreira Gomes, R. H., Deni Elliot Noronha Lopes, Elias Sá de Lima, do Nascimento, E. A., Ferreira Tomaz de Lima , Y., & Nascimento, A. W. (2023). INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE. Cadernos Do PET Filosofia, 14(27), 282–304. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.3873