UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DO RETORNO DA FILOSOFIA AO ENSINO MÉDIO COM A PROCURA PELO CURSO DE FILOSOFIA DA UVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v17i14.2009Palabras clave:
Análise, Ensino, Ensino Médio, Ensino Superior, FilosofiaResumen
O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em Filosofia ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto aconteceu de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da UVA. Nosso trabalho enfocou aqui, pesquisas e gráficos elaborados através da coleta de dados oficiais em alguns setores administrativos da Universidade, onde tiramos a conclusão dessa análise.
Citas
BOSI, A. Cultura Brasileira. In: MENDES, D. T. (Coord.). Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
BRASIL. Lei 11.684/2008 de 02 de junho de 2008. Publicado no Diário Oficial da União em 03 de junho de 2008
CARMINATI, C. João. (Des) Razões da retirada da Filosofia do Ensino Médio no Brasil. Florianópolis, v. 5, n.2, p. 317-331, 2004.
CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Filosofia no ensino de 2º. Grau. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985.
DUTRA, J. Cunha; DEL PINO, M. A. Burkert. Resgate histórico do ensino de Filosofia nas escolas brasileiras: do século XVI ao século XXI. Campo Grande: MS, v. 16, n. 31, p. 85-93, jan/jul.2010.
MAZAI, Noberto. Trajetória do ensino de Filosofia no Brasil. Santa Maria, RS: Disciplinarium Scientia, V. 2, n.1, 2001.
SOARES, J. Teodoro. Os 45 anos da UVA. Fortaleza, 2013.
UVA. Plano Organizacional da Universidade Estadual Vale do Acaraú: 2008-2012 / UVA. Sobral: Edições Universitárias, 2008.
. Resolução CEPE nº. 46/1998 de 21 de dezembro de 1998.