UMA AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO DIÁLOGO ENTRE O PRAGMATISMO DE RICHARD RORTY E O FEMINISMO DE NANCY FRASER
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v3i5.2113Keywords:
pragmatismo, feminismo, críticaAbstract
O presente trabalho pretende resgatar o debate entre Richard Rorty e Nancy Fraser, ocorrido no início da década de 1990, especificamente a partir do texto Feminismo e Pragmatismo apresentado na Tanner Lectures on Human Value. Nesta conferência o filósofo discorreu sobre a possibilidade de conciliação entre o seu pragmatismo e o feminismo. Rorty aborda o feminismo enquanto autocriação da mulher através da “redescrição” mediante a manifestação poética, onde o filósofo encara as feministas como criadoras do novo. Em seguida, exporemos a crítica de Fraser, que trabalha sobre a proposta apresentada pelo pragmatista e que oferece suas próprias ideias dentro de uma concepção do feminismo como movimento democrático de massa. Ao final, uma breve avaliação das implicações das críticas e sugestões apresentadas por Rorty ao feminismo e também da resposta de Fraser.
References
CASTRO, Susana. Nancy Fraser e a teoria da justiça na contemporaneidade. In: RevistaRedescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana Ano 2, Número 2,2010.
FRASER, Nancy. From irony to prophecy to politics: a response to Richard Rorty. MichiganQuarterly Review, vol. XXX, n. 2, 1990.
GILLIGAN, Carol.,. In a different voice: women’s conceptions of self and of morality. In: MEYERS, Diana T. Feminist social thought. London: Routledge, 1997, p. 548-582.
GHIRALDELLI, Paulo. Introdução. In: RORTY, Richard. Pragmatismo e política. São Paulo: Martins, 2005.
KYMLICKA, Will. Filosofia Política Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p.303-373
LaFOLLETTE, Hugh. Pragmatism ethics. In: LaFOLLETTE. The blackwell guide to ethical theory. Oxford, Blackwell Publish, 2000.