FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA

Autores

  • Gabriela Miranda Zabeu UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.4893

Palavras-chave:

historicidade, racionalidade hermenêutica, educação, diálogo, filosofia

Resumo

Esse artigo propõe uma reflexão ontológica não-essencialista e não-naturalista acerca do humano, a partir de alguns conceitos próprios a hermenêutica filosófica de Gadamer, de modo a fundamentar o desenvolvimento de uma filosofia da educação hermenêutica que, por sua vez, avança preocupada com o papel da filosofia nas escolas. Enquanto parte de um trabalho maior, que vem sendo desenvolvido enquanto tese de doutorado, o objetivo desse texto é apresentar, de um modo geral e introdutório, os principais argumentos que sustentam a proposta de uma educação filosófica e hermenêutica, a qual se insere no processo de formação existencial dos educandos.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

MIRANDA ZABEU, Gabriela. FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 183–201, 2020. DOI: 10.26694/pensando.v11i24.4893. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

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