Fundamentos teóricos do Neoliberalismo:
algumas notas desde Foucault, Dardot e Laval
DOI :
https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i33.4529Mots-clés :
Neoliberalismo, Subjetivação, Biopolítica, Razão do mundoRésumé
A guinada antidemocrática produzida pelo neoliberalismo é, sem dúvida, um sinal dos nossos tempos. Mas aqui pretendemos mostrar que estudá-la como consequência lógica de uma nova racionalidade política resulta na pintura de um quadro apocalíptico total (1) para a democracia, (2) para a política e (3) para o sujeito. Se pudéssemos continuar a pensar o neoliberalismo como uma ideologia, cujo campo de forças funcionaria com mecanismos muito bem definidos, mas não se constitui como uma transformação radical dos modos de dominação política, seria possível compreendermos a desdemocratização que caracteriza nosso tempo no quadro em que se entende atualmente pensadores inscritos na tradição marxista, i.e., como um novo capítulo na tensão histórica entre capitalismo e democracia. Pretendemos, no presente texto, reconstruir a noção de racionalidade, em Foucault, tal como começou a aparecer Em defesa da sociedade e a forma como essa noção está definitivamente associada ao neoliberalismo em O nascimento da biopolítica, com vistas a especificar a maneira pela qual sua novidade é ali articulada. Num segundo momento, apresentamos o conflito entre esse novo modo de governo e a política democrática, sugerido pelos textos de Dardot e Laval. Por fim e não menos importante apontamos os limites epistemológicos que a perspectiva foucaultiana tem para estudar os processos de democratizações que perpassam as sociedades capitalistas contemporâneas a partir do conceito de racionalidade neoliberal.
Références
AVELINO, Nildo. Foucault, governamentalidade e neoliberalismo. In: RESENDE, Haroldo de. (org.) Michel Foucault: política: pensamento e ação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
CANDIOTTO, César. Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault. In: Kriterion, Belo Horizonte, nº 115, Jun/2007, p. 203-217.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad: Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Ce cauchemar qui n'en finit pas. Comment le néolibéralisme défait la démocratie, Paris, La Découverte, col. “Cahiers libres”, 2016.
DUARTE, André. Foucault e a governamentalidade: genealogia do liberalismo e do Estado moderno. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.) Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
HAYEK, Friedrich August Von. Os fundamentos da liberdade; introdução de Henry Maksoud; tradução de Anna Maria Capovilla e José Ítalo Stelle. São Paulo: Visão, 1983.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Ayné, 2018.
LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.
SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
STIVAL, Mônica Loyola. Política e moral em Foucault: entre a crítica e o nominalismo. São Paulo: Loyola, 2015.
VEYNE, Paul. Foucault. Seu pensamento, sua obra. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Consulter: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/