POR UM ENSINO DE FILOSOFIA COMO HETEROTOPOLOGIA

Autores/as

  • Vicente Thiago Freire Brazil
  • Rafael Britto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v13i28.12267

Palabras clave:

Heterotopia, Heterotopologia, Ensino de filosofia, Foucault

Resumen

Desde o prefácio de As palavras e as coisas (1966) somos desafiados por Michel Foucault a refletir sobre aquilo que seria as heterotopias. Ainda no mesmo ano – 1966 – e também em 1967, em duas conferências distintas, deparamo-nos com o uso de um outro neologismo intrinsecamente ligado a este primeiro: heterotopologia. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre uma articulação entre os conceitos de heterotopia/heterotopologia e o ensino de filosofia. Partindo de uma apresentação geral dos termos em apreciação na obra foucaulteana, que se concentrará de modo mais específico na abordagem que o autor oferece-nos na conferência de 1967 – As heterotopias –, com ênfase na análise dos cinco princípios constitutivos da heterotopologia. Por fim defender-se-á que no atual estado-de-coisas em que se encontra a sociedade contemporânea, com o recrudescimento de fundamentalismos e obscurantismos, deve-se propor o ensino de filosofia como uma heterotopologia, isto é, uma reflexão que suscite o aparecimento de outros campos, alocações diversas, linhas de fuga, para a tarefa de pensar a realidade a nossa volta.

Citas

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

FREIRE BRAZIL, Vicente Thiago; SOUZA, Rafael Britto de. POR UM ENSINO DE FILOSOFIA COMO HETEROTOPOLOGIA. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 96–108, 2022. DOI: 10.26694/pensando.v13i28.12267. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3576. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

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