POR UM ENSINO DE FILOSOFIA COMO HETEROTOPOLOGIA

Autores/as

  • Vicente Thiago Freire Brazil
  • Rafael Britto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v13i28.12267

Palabras clave:

Heterotopia, Heterotopologia, Ensino de filosofia, Foucault

Resumen

Desde o prefácio de As palavras e as coisas (1966) somos desafiados por Michel Foucault a refletir sobre aquilo que seria as heterotopias. Ainda no mesmo ano – 1966 – e também em 1967, em duas conferências distintas, deparamo-nos com o uso de um outro neologismo intrinsecamente ligado a este primeiro: heterotopologia. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre uma articulação entre os conceitos de heterotopia/heterotopologia e o ensino de filosofia. Partindo de uma apresentação geral dos termos em apreciação na obra foucaulteana, que se concentrará de modo mais específico na abordagem que o autor oferece-nos na conferência de 1967 – As heterotopias –, com ênfase na análise dos cinco princípios constitutivos da heterotopologia. Por fim defender-se-á que no atual estado-de-coisas em que se encontra a sociedade contemporânea, com o recrudescimento de fundamentalismos e obscurantismos, deve-se propor o ensino de filosofia como uma heterotopologia, isto é, uma reflexão que suscite o aparecimento de outros campos, alocações diversas, linhas de fuga, para a tarefa de pensar a realidade a nossa volta.

Citas

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I, tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo, Ed. 34. 2004.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

______. De espaços outros. Estudos Avançados [online]. 2013, v. 27, n. 79, p. 113-122.

______. Ditos e Escritos. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Vol. II, 3 ed. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

______. Ditos e escritos. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Vol. III, 4 ed. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

______. O corpo utópico, As heterotopias. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

______. O governo de si e dos outros (1982-1983). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

PAULOS, J. A. Innumeracy: Mathematical Illiteracy and Its Consequences. New York, Holt Mcdouga, 2001.

PLATÃO. Fedro. Tradução de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

Publicado

2022-07-14

Cómo citar

FREIRE BRAZIL, Vicente Thiago; SOUZA, Rafael Britto de. POR UM ENSINO DE FILOSOFIA COMO HETEROTOPOLOGIA. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 96–108, 2022. DOI: 10.26694/pensando.v13i28.12267. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3576. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.