“PENSANDO – REVISTA DE FILOSOFIA”: 10 ANOS DE TEIMOSIA FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v10i19.9591Abstract
Abrimos o ano de 2019 com uma comemoração muito feliz e alvissareira, a despeito do quadro sócio-político terrível que vivemos no Brasil de hoje, em que a filosofia se encontra sob ataque grave de um governo anti-democrátido e a pobreza voltou a ser tema de debate público. A comemoração, justa e merecida, é pela entrada no 10º ano de existência da nossa PENSANDO – REVISTA DE FILOSOFIA, em publicação contínua desde 2010, quando iniciamos nossas atividades!
É uma revista toda realizada em base comunitária, ou seja, nenhum de nossos integrantes – do corpo editorial aos pareceristas e passando pelos autores – recebe ou paga qualquer recurso financeiro. Todo o trabalho é voluntário, gratuito, doado ao exercício de uma função pública e orientado pelo valor moral do respeito à excelência da atividade acadêmico-científica. Aqui agradecemos a todos aqueles que doam parte do seu tempo para que a revista possa estar disponível aos leitores gratuitamente na internet, numa teimosia filosófica característica de quem lida com o pensar em terras e contextos nem sempre favoráveis a essa práxis.
Neste ano estamos levando a cabo também algumas alterações importantes no perfil editorial da revista: Primeiro, a fonte padrão da diagramação dos nossos textos mudou para Ryman Eco, que proporciona economia de tinta na impressão – uma pequena contribuição adicional que podemos fazer para melhorar a questão ambiental, vez que nossa publicação é inteiramente virtual, quando algum leitor precisar imprimir algum artigo de nossa revista.
Segundo, a revista deixa de ser semestral e passa a ser quadrimestral, adotando o modelo que predomina internacionalmente no âmbito dos periódicos científicos; além de proporcionar números menores e disponibilizados mais rapidamente em nosso site.
Terceiro, estamos também desenvolvendo um trabalho de ampliação do conselho científico da revista, de modo a incorporar mais colaboradores estrangeiros e, com isso, atender as demandas de internacionalização de periódicos nacionais por parte das agências financiadoras da pesquisa e da pós-graduação no Brasil.
O nosso propósito principal é que a trajetória de crescimento de nossa revista, com melhoria acentuada nas avaliações externas, seja mantida, vez que a busca da qualidade editorial é uma marca característica desde sua criação; uma marca que contou sempre com a colaboração de nossos colegas e autores, em um esforço conjunto na sua realização.
Para finalizar, agradecemos aqui o apoio especial dos integrantes dos conselhos editorial e científico, bem como de nossos revisores ad hoc, espinhas dorsais dessa trajetória histórica bem-sucedida.