Paulo Freire e sua antropologia filosófica em chave decolonial

Autores

  • Ofélia Maria Marcondes Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i34.5545

Palavras-chave:

Paulo Freire, Antropologia Filosófica, decolonialidade, ser humano

Resumo

Este trabalho apresenta um panorama da antropologia filosófica de Paulo Freire partindo de uma análise decolonial, alinhavando o que o filósofo compreende sobre quem é o ser humano a partir de algumas de suas obras, refletindo sobre sua antropologia filosófica em chave decolonial. O trabalho demonstra que, apesar de Freire não estar cronologicamente ligado à epistemologia decolonial, sua ideia de ser humano e de mundo subverte a visão eurocêntrica dessas categorias filosóficas. O objetivo deste trabalho está na esfera da compreensão se Freire empreende esforços na tentativa de desvelar a lógica da colonialidade presente em sua investigação e sua análise sobre o ser humano ou não. Estudando o pensamento do filósofo é possível colocar a nu sua perspectiva de desvelamento da realidade e da força da ideologia na constituição do ser humano, decorrendo disto, as relações de opressão. Freire, em seus escritos, dá voz às pessoas oprimidas e subverte conceitos coloniais de ser humano e de mundo. Por fim, perseguindo o objetivo acima exposto, foi possível delimitar as resposta de Freire à pergunta “quem é o ser humano”: o ser humano é inacabado, inconcluso e busca o acabamento; é ser da práxis: da ação refletida, do trabalho e de transformação do mundo; é ser de decisão e de diálogo; é ser histórico e (re)criador de cultura. Essas características que compõem a ideia de ser humano em Freire foram explicitadas ao longo do texto e justificam o estudo em chave decolonial, pois Freire desconstrói a perspectiva eurocêntrica de ser humano como objeto de análise e como um ser acabado.

 

Biografia do Autor

Ofélia Maria Marcondes, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Filósofa e pedagoga com doutorado e mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP com estudos e pesquisas sobre filosofia na América Latina e epistemologia decolonial. Especialista em Orientação Educacional. Bacharel em Filosofia pela USP e licenciada em Pedagogia pela UMC. Estágio pós-doutoral concluído na área de Filosofia da Educação com ênfase em Filosofia Latino-americana. Professora do Instituto Federal de Educação de São Paulo - IFSP - Câmpus Registro. Pesquisadora e líder do grupo Mandacaru: educação e filosofia (IFSP) e membra do Grupefe: Grupo de Pesquisas em Filosofia da Educação (UNINOVE). Editora da Revista Cactácea.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.

BARALDI, Sandro Adrián. As origens do patriarcado segundo Humberto Maturana. Revista Cactácea, v. 02, n. 04, 2022, p. 98-107. Disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/42

BARALDI, Sandro Adrián. Atos decoloniais, a única maneira de enfrentar a contradição opressores-oprimidos. Revista Cactácea, v. 03, n. 08, 2023, p. 98-110. Disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/87

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança [recurso eletrônico] Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FREIRE, Paulo. “Papel da educação na humanização”. Textos Marginais. Porto/1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'Água, 1997.

LORIERI, Marcos A. Filosofia e educação: um entendimento possível desta relação. Revista @mbienteeducação. São Paulo, v. 3, n. 2 (2010). Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/152 .

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago y GROSFOGUEL, Ramón (compl). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-168.

MARCONDES, Ofélia Maria. Paulo Freire: por uma educação amorosa! Revista Cactácea, v. 02, n. 04, 2022, p. 56-68. Disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/40

MARCONDES, Ofélia Maria. Paulo Freire: panorama histórico-filosófico. Revista Cactácea, v. 02, n. 05, 2022, p. 16-29. Disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/48

MARCONDES, Ofélia Maria. Refletindo sobre giro epistemológico decolonial em educação. Revista Cactácea, v. 03, n. 07, 2023, p. 12-22. Disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/71

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad y modernidad / racionalidad”. Perú Indígena (Lima), Vol. 13, N° 29, 1992.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1980.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr., P. (Org.). O que é filosofia da educação?. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 265-326.

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

MARIA MARCONDES, Ofélia. Paulo Freire e sua antropologia filosófica em chave decolonial. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 104–115, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol15i34.5545. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5545. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.