Política e Educação em Paulo Freire
As ameaças à democracia no falseamento de verdades
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i35.5379Palavras-chave:
Crítica, Verdade, Ditadura Civil-militar, Paulo Freire, Política, EducaçãoResumo
O ofício de filosofar é, em certa medida, emitir juízos de valor que sejam capazes de tencionar fenômenos que transcorrem no interior do mundo comum. A base de sustentação de tais juízos é, em princípio, reflexões críticas e aprofundadas. Para que o dever de criticar – e externalizar essa crítica em forma de juízos – seja exercido com “honestidade”, é preciso, prioritariamente, não falsear a realidade sobre a qual se volta nossa criticidade. Se, como assevera Paulo Freire, a crítica é um dever que ajuda a estabilizar os alicerces da democracia, esta crítica não pode ser construída a partir de uma imagem inverosímil de “alguém” ou de “alguma coisa”, pois, dessa forma, estaríamos contribuindo para que a democracia fosse atacada em suas bases constitutivas. É dessa forma que voltar-se para o dia 31 de março de 1964 como um ato “revolucionário”, que salvou o Brasil de uma ameaça comunista, é uma forma cabal de “criticar” a realidade a partir de um falseamento da mesma. O objetivo do presente artigo é refletir acerca da contribuição das reflexões de Paulo Freire para a edificação de uma autêntica e salutar relação entre política e educação, ao mesmo tempo em que procurarei me voltar reflexivamente para as ameaças que incidem sobre a democracia quando se realiza um falseamento de verdades. Para tanto, utilizarei como aporte teórico prioritário o ensaio de Paulo Freire “Do direito de criticar – Do dever de não mentir ao criticar”, copilado na obra Política e Educação: ensaios.
Referências
ARENDT, Hannah. A Dignidade da Política. Trad. Antônio Abranches e Helena Martins. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.
ARENDT, Hannah. Compreender, formação, exílio e totalitarismo. Tradução de Denise Bottmann. Belo Horizonte: Companhia das Letras, 2008.
ARENDT, H. Homens em Tempos Sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ASSY, Bethânia. Ética, Responsabilidade e Juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. Trad. Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: Edições N-1, 2020.
DIAS, Thiago. Desinformação (fake news) e alienação do mundo: reflexões a partir do uso do whatsapp na eleição de Bolsonaro. Revista Reflexões, ano 11, nº 21 - Julho a Dezembro de 2022, p. 41-61.
DOMINGUES, Ivan. Filosofia no Brasil: Legados & perspectivas – Ensaios Metafilosóficos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CARTA CAPITAL. Bolsonaristas protestam em frente ao Exército e pedem intervenção militar em São Paulo, 02 de novembro de 2022. Disponível em: www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/bolsonaristas-protestam-em-frente-ao-exercito- e-pedem-intervencao-militar-em-sao-paulo/. Acesso em 15 de maio de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011. FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. GOMES, Walmir Marcolino; MULLER, Antônio José. Paulo Freire: do (re)exílio brasileiro às cátedras norte-americanas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 395- 412, 2019.
KANT, Emmanuel. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas, Papirus, 1993.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
MARGUTTI, Paulo. Filosofia brasileira e pensamento descolonial. Sapere aude – Belo Horizonte, v. 9 – n. 18, p. 223-239, jul./Dez. 2018.
MAZZA, Débora; SPIGOLON, Nima Imaculada. Educação, exílio e revolução: o camarada Paulo Freire. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 07, p. 203-220, jan./abr. 2018.
PASSOS, Fábio A. A faculdade do Pensamento em Hannah Arendt: implicações políticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.
PINA, Rute. Por que as ideias de Paulo Freire ainda incomodam? Brasil de Fato, 31 out. 2017. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/10/31/por-que-
-as-ideias-de-paulo-freire-ainda-incomodam/. Acesso em: 14 maio 2019.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e Democracia no Brasil. Rio de Janeiro, Zahar, 2014. SCOCUGLIA, Afonso Celso. Democracia, ditadura e histórias da educação do tempo passado/presente. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.
TELMO, Marcon; NOLLI, Marcelo Ricardo. Tensões entre emancipação e autoritarismo: contribuições de Paulo Freire. Olhar de Professor, vol. 23, 2020, p. 1-16.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.