CINCO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS PARA PROBLEMATIZAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Autores

  • Anderson Luis da Paixão Café Universidade Federal da Bahia-UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v12i27.12791

Resumo

Quem já passou pela experiência de cursar uma licenciatura em filosofia, em quaisquer das universidades públicas e/ou privadas no Brasil, deve lembrar-se de que as disciplinas voltadas para a socialização de conteúdos propriamente filosóficos são ofertadas, de modo geral, no prédio da faculdade de filosofia e ciências humanas enquanto que as disciplinas direcionadas para a aprendizagem de conteúdos didáticos são disponibilizadas, quase sempre, no prédio da faculdade de educação da mesma instituição de ensino.

Referências

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: autêntica, 2009.

GALEFFI, Dante Augusto. Filosofar & Educar 2: quando filosofar é educar. Curitiba: CRV, 2019. 180 p. (Coleção: Filosofar & educar, v.2).

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

TEIXEIRA, Luciana da Silva; HORN, Geraldo Balduino. Didática do ensino de filosofia: pressupostos teórico-metodológicos. 1.ed; Curitiba: CRV, 2017.

Downloads

Publicado

21-01-2022

Como Citar

PAIXÃO CAFÉ, Anderson Luis da. CINCO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS PARA PROBLEMATIZAR O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 109–112, 2022. DOI: 10.26694/pensando.v12i27.12791. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3566. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS