RESÍDUOS SÓLIDOS, RECICLAGEM E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: EXPERIENCIA DA ESCOLA JOÃO VIEIRA DA SILVA, SANTA LUZ/PI
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.352Palavras-chave:
RESÍDUOS SÓLIDOS, RECICLAGEM, PRODUÇÃO AGROECOLÓGICAResumo
O trabalho refere-se a um relato da experiência da Escola João Vieira da Silva, localizada na Comunidade Alto alegre, zona rural de Santa Luz, sul do estado do Piauí com resíduos sólidos e produção agroecológica. A escola atende cerca de 30 alunos da comunidade e de comunidades vizinhas. O trabalho é resultado do desejo de implementar um projeto que pudesse atender as necessidades da escola, e que fosse contextualizada à realidade dos alunos, levando as ideias, práticas e noções aprendidas a ocuparem os espaços diversos da comunidade. Diante disso levantamos três temas importantes: Resíduos Sólidos, Reciclagem e Agroecologia.
A ideia veio a se concretizar no âmbito de algumas disciplinas cursadas pelos discentes da Licenciatura em Educação do Campo quando desenvolvia suas atividades de tempo comunidade. Assim, o processo aconteceu em dois momentos principais: inicialmente, com um movimento na escola para implementar um pequeno SAF (Sistema Agroflorestal) em junho de 2018 e, posteriormente, para ampliar o SAF incorporando a temática dos resíduos sólidos e reciclagem em setembro de 2018. As atividades ocorreram com os alunos do Programa Novo Mais Educação, das turmas de 3° e 4° ano.
OBJETIVO
O Projeto teve o propósito de dialogar com a Escola João Vieira da Silva e sua proposta pedagógica, trazendo novos aspectos sobre as perspectivas camponesas, proporcionando através da execução do projeto um novo pensar no fazer pedagógico da escola, em que a interação do alunado e membros escolares estejam intimamente relacionados com a temática ambiental, valorização da cultura camponesa, e sobretudo, caminhando junto com a comunidade.
Referências
RESÍDUOS SÓLIDOS, RECICLAGEM E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: EXPERIENCIA DA ESCOLA JOÃO VIEIRA DA SILVA, SANTA LUZ/PI
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.