PRÁTICAS ECOLÓGICAS NOS CENTROS EDUCACIONAIS INFANTIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM URUÇUÍ-PI.

Authors

  • Marindalla Carvalho Ferreira Mandala
  • Udineide Ribeiro Da Silva
  • Karina Ferreira De Amorim
  • Isalane Maiara Gomes
  • Chesliane De Freitas Moreira

DOI:

https://doi.org/10.26694/1517-6258.356

Keywords:

Práticas ecologicas, Ensino aprendizagem, Formação continuada

Abstract

O projeto “práticas ecológicas nos centros educacionais infantis” foi criado em junção com os cursos de Engenharia Agronômica, Pedagogia ambos da UESPI em Uruçuí, e empresa Cacique, para capacitar estudantes, técnicos e futuros professores para melhor assistência no cultivo de plantas ornamentais como também melhor atendimento na Educação Básica, em relação à área de Ciências Naturais e Meio Ambiente. Atende a 25 alunos universitários, sendo 15 de agronomia, 10 do curso de pedagogia, 40 docentes da rede municipal e 800 crianças. Este projeto se justifica por estarmos inseridos em uma região que vem sentindo com alta temperatura causada pelo efeito destruidor da ação do homem na natureza. Para tanto, adota-se a pesquisa-ação nos Centros Educacionais Infantis e fundamentando-se nas construções teóricas e ideia sobre a responsabilidade da questão ambiental e o melhor desenvolvimento do ser humano é de todos. O projeto contribuiu para ampliar os debates, estudos sobre a ecologia e a mudança da prática docente no atendimento às crianças nos Centros Educacionais infantis do município de Uruçuí.

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 06 de abril .2017.

______,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetro Curricular Nacional: Ciências Naturais/ v.04, 1997.p.17-128.

CARRAHER,T.N.REGO,L.L.B. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Caderno de Pesquisa, n.39,p3-10,novembro de 2002.

LOUREIRO, Carlos F. Torres. Juliana R. Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire.São Paulo: Editora Cortez,2014.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? São Paulo: editora, Brasiliense 2009.

Published

2020-10-13