DESENHANDO O PROJETO FEIRA DE BASE AGROECOLÓGICA-CULTURAL DA UFPI: PROPÓSITOS, ESTRATÉGIAS E PRINCÍPIOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS.

Authors

  • Valéria Silva

DOI:

https://doi.org/10.26694/1517-6258.354

Keywords:

PROJETO FEIRA DE BASE AGROECOLÓGICA-CULTURAL

Abstract

A Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI é um projeto de extensão universitária, vinculado à Universidade Federal do Piauí. Desde sua concepção primeira, já na escritura do texto do projeto, a Feira UFPI nasceu da junção de algumas inquietações, convicções e desejos pessoais; necessidades locais e parcerias com outras instituições e pessoas preocupadas em gerar uma política de produção de alimentos limpos para Teresina, visando também a constituição de um mínimo de segurança e soberania alimentar para a capital. Após mais de 1,5 anos de funcionamento regular, a Feira confirma o acerto do seu desenho político que aposta no pensamento complexo, na multidisciplinaridade, no estabelecimento de relações rurais-urbanas, acadêmico-populares, de gênero, multirraciais e transgeracionais, embaladas pela troca de conhecimentos e pela identidade cultural piauiense, expressa na arte e artesanato presentes naquele espaço. O projeto também tem mostrado vigor no que se refere a gerar possibilidades de maior acesso econômico-político-cultural ao segmento feminino rural de faixa etária média e de escolaridade em nível fundamental. Assim, alcança um segmento populacional excluído da possibilidade de emprego dignificante, bem como de grande parte das políticas públicas disponíveis na agenda do Estado. Com este desenho, a Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI aparece como um pulsante espaço de atividade acadêmica de ensino, pesquisa e extensão, bem como um espaço de cultivo de esperança para as gerações rurais mais jovens quanto à possibilidade material e simbólica de reencontrarem no meio rural o seu espaço de reprodução social e de bem-viver.

 

References

DESENHANDO O PROJETO FEIRA DE BASE AGROECOLÓGICA-CULTURAL DA UFPI: PROPÓSITOS, ESTRATÉGIAS E PRINCÍPIOS POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICOS.

Published

2020-10-13