Disciplinas de Serviço na Universidade de Brasília (UnB) e Programas de Turmas Unificadas
Economia de Escala, Autonomia, Dificuldades Administrativas e Pedagógicas na Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26694/2764-1392.2985Keywords:
Disciplinas de Serviço, Ensino Superior, Provas UnificadasAbstract
O artigo propõe uma definição para o conceito disciplina de serviços (uma lacuna da literatura) e descreve as disciplinas na Universidade de Brasília (UnB) que podem ser definidas como tais. Analisa as experiências pedagógicas e metodológicas adotadas pelos programas integrados na UnB e investiga por que só algumas unidades adotam programas integrados. Como metodologia, são utilizados dos do sistema SIGRA e o site de matrículas da UnB. Além disso, foi aplicado questionários aos responsáveis pelas 44 maiores disciplinas da Universidade. Como resultado, observou-se que as disciplinas de serviço são, geralmente, disciplinas obrigatórias para vários cursos, com um número expressivo de demanda, com várias turmas grandes, com mais de 65 alunos. A área Ciências, Matemática e Computação tem o maior número de disciplinas de serviço, enquanto Ciências Sociais, Negócios e Direito tem a maior concentração de alunos e essas áreas concentram as soluções unificadas. Conclui-se que a solução de unificação surge a partir de desafios administrativos e de gestão relacionados à administração de recursos pedagógicos comuns como uma Equipe de Monitoria Compartilhada, Plataforma Moodle única e Avaliações Unificadas, devido a possibilidade de economias de escala. As unidades que não adotam esse tipo de solução não parecem sofrer com essa dificuldade de gestão de forma tão intensa ou acreditam que as perdas de autonomia ou possíveis custos de implementação do programa, associados aos seus conteúdos específicos, não o tornam eficiente. Por fim, discutiu-se os incentivos na gestão universitária de uma política orçamentária que não considera esse tipo de disciplina de forma explícita.
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