Cãs na sala de aula: a velhice é tema acadêmico
Keywords:
Envelhecimento, Educação, MaturidadeAbstract
As reflexões feitas no texto resultam de uma experiência desenvolvida em sala de aula, na abordagem do tema velhice. A sua relevância é defendida e é exposta numa série de questões básicas para quem inicia uma reflexão sobre o assunto focalizado. Ancorado em uma perspectiva que vê a realidade como uma construção social, o argumento aponta para a possibilidade de ser produzido um novo olhar sobre o envelhecimento. As ideias explicitadas encontram fundamentação teórica em um conjunto de autores que são referência no campo da gerontologia social. Um olhar complexo e multidimensional sobre o sujeito que envelhece aponta para velhices, no plural, pois os idosos estão inseridos nos mais diversos contextos socioeconômicos. Uma visão crítica propõe uma politização do debate.
References
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BAUMAN, Z. Europa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BOBBIO, N. O tempo da memória. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CACHIONI, M. Quem educa os idosos? Campinas, SP: Alínea, 2003.
CORALINA, C. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 1997.
FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FREYRE, G. Sociologia da medicina. Brasília: UnB, 2004.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GONZÁLEZ BLASCO, P. Medicina de família & cinema. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.