A nova da cena da Aids: um panorama atual que se comunica sobre a doença no Brasil
Keywords:
Aids, Comunicação, Estado, JovensAbstract
Quem fala e o que se fala sobre como o Brasil enfrenta sua quarta década de Aids é o que se pretende apresentar neste artigo, que tem foco na comunicação para os jovens, cujos índices de contaminação pelo HIV ainda se mostram prevalentes e até mesmo crescentes em alguns segmentos. De um lado, o Estado que atua para cumprir metas com a agenda internacional para o controle da doença, para 2015; de outro, a voz de ativistas históricos que ressoam o discurso do retrocesso na política de Aids; e, no cerne a população, os jovens, para os quais se dirigem campanhas e que sinalizam não se interessarem tanto assim pela nova cena da Aids.
References
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS. Epidemia de AIDS atinge 34 milhões de pessoas no mundo. Número de novas infecções se estabiliza e de mortes diminui. Disponível em <http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=18123>. Acesso em: 18 abr. 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA INTERDISCIPLINAR DE AIDS - ABIA. 30 anos de Aids: a história social de uma epidemia e a resposta brasileira. Disponível em: <http://www.abiaids.org.br/eventos/eventoView.aspx?lang=pt&seq=13116&mid=3&smid=2&fg=Aconteceu>. Acesso em: 18 set. 2012.
ATITUDE AIDS. Disponível em <https://www.facebook.com/campanhaatitudeaids?fref=ts>. Acesso em: 26 fev. 2014
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012. p. 1-33.
BRASIL. Ministério da Saúde. Aids no Brasil. Brasília, dez, 2012. Disponível em <http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/page/2010/36364/aids_no_brasil_2012_17137.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Para OMS, Brasil é exemplo de liderança na luta contra a Aids. 01 dez. 2013a. Disponível em: . Acesso em 10 jan. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS e DST, Brasília, a. II, n. 1, dez. 2013b. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2013/55559/_p_boletim_2013_internet_pdf_p__51315.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
FALCÃO, J. Pesquisa da Unifesp revela que 1/3 dos jovens não usam camisinha. O Globo, 27 mar. 2014. [online]. Disponível em <http://oglobo.globo.com/brasil/pesquisa-da-unifesp-revela-que-13-dos-jovens-nao-usa-camisinha-12000868>. Acesso em: 14 abr. 2014.
FOLHA DE S. PAULO. Pênis vira personagem de campanha contra Aids. 14 set. 1995. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/9/14/cotidiano/17.html>. Acesso em: 29 ma. 2014.
FOLHA DE S. PAULO. 20% dos adolescentes com Aids abandonam o tratamento em SP, diz pesquisa. 18 jul. 2013a. [online]. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/07/1312903-um-em-cada-cinco-adolescentes-com-aids-abandona-o-tratamento-em-sp-diz-pesquisa.shtml>. Acesso em: 03 dez. 2013.
FOLHA DE S. PAULO. Governo amplia oferta de antirretrovirais a todas as pessoas com HIV. 01 dez. 2013b. [online]. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/12/1379262-governo-amplia-oferta-de-antirretrovirais-a-todas-as-pessoas-com-hiv.shtml>. Acesso em: 02 dez. 2013.
GIL CALVO, E. A roda da fortuna: viagem à temporalidade juvenil. In: PAIS, José Machado; BENDIT, René; FERREIRA, Vítor Sérgio (Orgs). Jovens e rumos. Imprensa de Ciências Sociais: Lisboa, 2011. p. 39-56.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1975
HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa: complementos e estúdios prévios. 3. ed. Madrid: Cátedra. 1997.
HOHLFELDT, A. Os estudos sobre a hipótese de agendamento. Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 7, p. 42-51, nov. 1997. [online]. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/2983/2265>. Acesso em 13 dez. 2013.
LEDUC, R. Propaganda: uma força a serviço da empresa. São Paulo: Atlas, 1986.
LEVI, G.; SCHMITT,J. C. (Org.). História dos jovens I: da antiguidade a era moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
OLIVEIRA, M. H. A. O avesso da aids, pós-coquetel, expressa aos olhares da cidade: como as relações entre as políticas públicas e a publicidade contam a história social da Aids em Teresina de 1997 a 2006. 2007. xxx f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007.
PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE HIV/AIDS - ONUSIDA. Tratamento 2015. Geneva: Unaids, 2013. Disponível em <http://www.unaids.org/en/media/unaids/contentassets/documents/unaidspublication/2013/JC2484_treatment-2015_pt.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2014.
PREDEBON, J. et al. (Coord.). Curso de propaganda: do anúncio à comunicação integrada, São Paulo: Atlas, 2004.
QUARESMA, F. ‘O mantra Use Camisinha se esgotou’, avaliam pesquisadores. 17 nov. 2013. Disponível em: < http://www.abrasco.org.br/site/2013/11/o-mantra-use-camisinha-se-esgotou/>. Acesso em: 29 nov. 2013.
QUEIROZ, H. Jovens gays são maioria dos casos de Aids no Brasil, diz boletim do governo. Disponível em: <http://brasil.gay1.com.br/2012/11/jovens-gays-sao-maioria-dos-casos-novos.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.
SANT’ANNA, A. Propaganda, teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SHAW, E. Agenda-setting and mass communication theory. Gazette, Amsterdam, v. 25, n. 2, p. 96-105, May 1979.
SCHEFFER, M.; ROSENTHAL,C. Aids no Brasil, oportunidades perdidas. Folha de S. Paulo, 01 dez. 2013. [online]. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/12/1378713-caio-rosenthal-e-mario-scheffer-aids-no-brasil-oportunidades-perdidas.shtml>. Acesso em: 03 dez. 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.