Estudo bibliométrico da produção científica em administração sobre cenários prospectivos
Keywords:
Cenários prospectivos, Administração, BibliométricoAbstract
Este artigo tem como objetivo geral traçar um panorama da produção científica em Administração sobre Cenários Prospectivos. Para tanto, foi adotadoum estudo exploratório-descritivo, realizado por meio de um estudo bibliométrico. Os resultados alcançados na análise de 28 artigos sobre Cenários Prospectivos, publicados nos fóruns da área de Administração nos últimos 10 anos, permitem inferir algumas tendências e perspectivas da produção científica quanto às estratégias metodológicas adotadas nas pesquisas, ao perfil da autoria das publicações, às obras mais citadas e às fontes de referências utilizadas.
References
CAMPOS, M. Conceitos atuais em bibliometria. Arquivo Brasileiro Oftalmologia, São Paulo, v. 66, p. 18-21, 2003.
FALLER, L.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 171-187, jan.-fev.-mar.2014.
GALLON, A. V. et al. Um estudo longitudinal da produção científica em administração direcionada à temática ambiental. Alcance, Itajaí, v. 15, n. 1, p. 81-101, jan.-abr. 2008. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/ra/article/view/63/53>. Acesso em:20 mar. 2015.
GODET, M. A “Caixa de ferramentas” da prospectiva estratégica. Cadernos do CEPES, Lisboa, 2000. Disponível em: <http://turismorural.org.br/download/20080615095245.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.
MARCIAL, E. C.; GRUMBACH, R. J. S. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
MORITZ, G. O.; NUNER, R.; PEREIRA, M. F. Os métodos de prospecção de cenários e sua aplicação nas organizações: um estudo de caso no período 1998-2008. Faces, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 68-83, abr.-jun. 2008.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 27. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
SCHWARTZ, P. A arte da visão de longo prazo. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.