Uma análise institucionalista de três intérpretes brasileiros sobre a influência portuguesa na formação do Brasil

Autores

  • Tales Rabelo Freitas
  • Denilson Alencastro

DOI:

https://doi.org/10.26694/2764-1392.808

Palavras-chave:

Sentido da Colonização, Patrimonialismo, Estado Estamental, institucionalismo, instintos

Resumo

Este trabalho tem o intuito de analisar a influência portuguesa na formação do Brasil a partir da lente da teoria institucionalista vebleniana, mais especificamente, através da contribuição teórica desenvolvida pela tese de Freitas (2019). A partir dessa perspectiva teórica, se analisa o trabalho de três intérpretes brasileiros, buscando elementos que corroboram para a ideia de que a experiência colonial gerou influências importantes para a afloração de motivações (instintos) predatórias, influenciando, por sua vez, a formação institucional do país e sua trajetória de desenvolvimento econômico, pautada na desigualdade e atraso tecnológico. A essência de cada intérprete deixa claro a sensação de que, no Brasil, as motivações econômicas da sociedade vão no sentido de privilegiar hábitos de predação, como a acumulação de riqueza, a restrição de oportunidades às classes subordinadas, o uso do aparato Estatal para privilégio da elite latifundiária e o uso ilimitado da propriedade como instrumento de poder.

Referências

CAVALIERI, M. A. O surgimento do institucionalismo norte-americano: um ensaio sobre o pensamento e o tempo de Thorstein Veblen, Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Economia, CEDEPLAR/UFMG), 2009.

FAORO, Raymundo. Os donos do Poder; Formação do Patronato Político Brasileiro. 3 ed., 2.v. Porto Alegre: Globo. 2001.

FREITAS, Tales Rabelo. Veblen e a Psicologia dos Instintos. Revista Economia Ensaios, v. 35, n. 1, 2020.

FREITAS, Tales Rabelo. O resgate da Teoria dos Instintos de Veblen e suas implicações para o debate institucionalista do desenvolvimento, Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, PPGE/UFRGS, 2019.

BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

NORTH, D. C. Institutions, Institutional Change and Economic Performance. Cambridge, UK and N. 1990.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 23. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

VEBLEN, T. The instinct of workmanship and the irksomeness of labor. American Journal of Sociology, v. 4, n. 2, p. 187-201, 1898.

VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1987.

VEBLEN, T. The instinct of workmanship and the state of the industrial arts. BW Huebsch Inc, 1914.

VEBLEN, T. Absentee Ownership: Business Enterprise in Recent Times - The Case of America. London: George Allen & Unwin, 1923.

WILLIAMSON, O. The new institutional economics: taking stock, looking ahead. Journal of economic literature, 38(3), 595-613, 2000.

Downloads

Publicado

2022-02-24