TORTA DE MAMONA COMO FERTILIZANTE ORGÂNICO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE (Solanum lycopersicum L.)

Autores

  • Tiago da Costa Silva
  • Webiston Nicolau de Freitas
  • Izonaldo Monteiro Dias
  • Arabela de Alencar Antão
  • Mariele de Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.26694/1517-6258.359

Palavras-chave:

TORTA DE MAMONA, FERTILIZANTE ORGÂNICO, PRODUÇÃO DE MUDAS DE TOMATE

Resumo

Os sistemas de produção orgânica contribuem com a produção sustentável de alimentos, por meio da redução da degradação do solo, do aumento da resistência de cultivos a estresses hídricos e a ataques de pragas e doenças, aumento da segurança alimentar e mitigação das mudanças climáticas (AZADI et al., 2011). Pode-se elencar diversas vantagens econômicas e ambientais dos sistemas orgânicos de produção, sobressaindo o uso de fontes alternativas para adubação na agricultura. Entre os diversos fertilizantes alternativos do solo destaca-se o uso da torta de mamona devido seu importante papel no aumento da produtividade.

Segundo Severino et al. (2006), a torta de mamona é um coproduto de maior uso como fertilizante por ser rico em N, P e K, por atuar na melhoria das características químicas e físicas do solo e por promover um aumento da aeração, da capacidade de retenção de água e de elevação do pH do solo, além de se destacar em termos de oferta no mercado, devido a sua cadeia bem estabelecida e a sua demanda comercial quanto ao uso do óleo gerado. De acordo com Lima et al. (2011), a torta de mamona tem sido utilizada como adubo desde meados do século passado em diversos países devido, provavelmente, ao seu elevado teor de N, que é da proporção de 75,4 g kg-1, enquanto outros subprodutos tradicionalmente utilizados para adubação orgânica, como bagaço de cana, cinza de árvore e esterco bovino apresentam, respectivamente, 2,4; 5,1 e 7,7 g kg-1 de N em sua composição.

Para Santos et al. (2012) o adubo orgânico deve apresentar elevado teor de nutrientes e capacidade para disponibilizar os nutrientes em velocidade compatível com a demanda da cultura. Ainda segundo os autores, a torta de mamona é um adubo orgânico que possui estas características e por isto é muito utilizada na produção de hortaliças em sistemas orgânicos. A velocidade de mineralização da torta de mamona, medida pela respiração microbiana, é cerca de seis vezes maior que a do esterco bovino e quatorze vezes maior que a do bagaço de cana (SEVERINO et al., 2005)

O tomateiro (Solanum lycopersicum L.) é uma hortaliça que ocupa posição destacada no mercado, seja por sua importância econômica ou nutritiva. Este fruto é produzido em todo o mundo, com tecnologias cada vez mais eficientes do ponto de vista produtivo, e que, na maioria das vezes, não priorizam a racionalização dos recursos naturais (SANTOS NETO et al., 2016). A produção de tomate orgânico é de grande importância, pois, além de gerar benefícios sociais e ambientais, é uma forma de agregar valor ao produto e ingressar em mercado cuja oferta é muito inferior à demanda na maior parte do Brasil.

Embora a torta de mamona já seja utilizada, há poucas informações científicas sobre o seu uso como adubo orgânico principalmente em condições de clima semiárido, justificando assim o desenvolvimento de pesquisas nesse tema. O presente trabalho partiu das seguintes hipóteses: i) o uso da torta de mamona como fertilizante é eficiente na produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum L.); ii) existe uma dose de aplicação da torta de mamoma que irá promover o melhor desenvolvimento das mudas; iii) existe um substrato que irá interagir melhor com o fertilizante orgânico proporcionando assim, melhor desenvolvimento das mudas.

Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de torta de mamona em três tipos de substratos na produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum L.). Para o presente estudo, o uso da torta de mamona como fertilizante orgânico mostrou-se eficiente na produção de mudas de tomate (Solanum lycopersicum L.) em condições de casa de vegetação.

Referências

AZADI, Hossein; MAHMOUDI, Hossein; SCHOOBEEK, Sanne; WITLOXA, Frank. Organic agriculture and sustainable food production system: main potentials. Agriculture, Ecosystems and Environment, v.144, p. 92-94, nov/2011.

FARIA, A. J. G. et al. Substratos alternativos na produção de mudas de pimentão. In: Amazon Soil – I Encontro de Ciência do Solo da Amazônia Oriental, 1., 2014, Gurupi. Anais. Gurupi: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Amazônia Oriental, 2014. p. 209-217.

LIMA, Rosiane L. S.; SEVERINO, Liv Soares; SAMPAIO, Lígia R.; SOFIATTI, Valdinei; GOMES, Jucélia A.; BELTRÃO, Napoleão Esberard de Macêdo. Blends of castor meal and castor husks for optimized use as organic fertilizer. Industrial Crops and Products, v. 33, p. 364-368, 2011.

OLIVEIRA, E. A. G. et al. Enriquecimento nutricional com torta de mamona na formulação de substrato orgânico para produção de mudas de berinjela. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE SUBSTRATO PARA PLANTAS, 7., 2010, Goiânia. Anais. Goiânia: VII Ensub, 2010. p. 1-4.

SANTOS NETO, José; SCHWAN-ESTRADA, Kátia Regina Freitas; SENA, José Ozinaldo Alves; JARDINETTI, Virlene Amaral; ALENCAR, Marianna Santos Rodrigues. Qualidade de frutos de tomateiro cultivado em sistema de produção orgânico e tratados com subprodutos de capim limão. Revista Ciência Agronômica, v.47, nº 4, Fortaleza oct./dec 2016.

SANTOS, Silvio S.; ESPÍNDOLA, José Antônio A.; GUERRA, José Guilherme M.; LEAL, Marco Antônio A.; RIBEIRO, Raul L. D. Produção de cebola orgânica em função do uso de cobertura morta e torta de mamona. Horticultura Brasileira, v. 30, p. 549-552, 2012.

SEVERINO, Liv Soares; FERREIRA, Gilvan Barbosa; MORAES, Cássia Regina Almeida; GONDIM, Tarcísio Marcos de Souza; FREIRE, Whertas Saldanha Almeida; CASTRO, Diego Almeida; CARDOSO, Gleibson Dionízio; BELTRÃO, Napoleão Esberard Macedo. Crescimento e produtividade da mamoneira adubada com macronutrientes e micronutrientes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.41, nº 5, p.563-568, abr/2006.

SEVERINO, Liv Soareas; COSTA, Fabiana Xavier; BELTRÃO, Napoleão Esberard de Macêdo; LUCENA, Micheline Amador; GUIMARÃES, Márcia Maria Bezerra. Mineralização da torta de mamona, esterco bovino e bagaço de cana estimada pela respiração microbiana. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 5, nº 1, 2005.

SILVA, Priscilla N. L.; LANNA, Natália B. L.; CARDOSO, Antônio II. Produção de beterraba em função de doses de torta de mamona em cobertura. Horticultura Brasileira, v. 34, nº 3, p. 416-421, jul/set 2016.

Downloads

Publicado

2020-10-13