Desenvolvimento e proteção ambiental, quem paga por isso? Os direitos fundamentais de tradicionais e quilombolas nas políticas de desenvolvimento e de proteção ambiental
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Proteção ambiental, Direitos fundamentais, Populações tradicionais e quilombolasResumo
O presente texto discute sobre direitos fundamentais afetados por políticas de desenvolvimento e de proteção ambiental, que são justificadas para enfrentar problemas sociais e ambientais, que também são produzidos pelas ações destas políticas. Diante disso, há a questão: qual a lógica de realizar algo que atua contra os objetivos do que se faz? É indicada a tradição das respostas a esse tipo de questionamento: essas políticas são discurso ideológico ou há liberdade para que todas as pessoas se insiram no bônus e suportem o ônus, quem não o faz é por incapacidade competitiva. A posição tomada aqui aborda outra dimensão, a de que essas políticas se embasam em direitos justificados em nome de todas as pessoas, inclusive direitos fundamentais e daí a legitimidade e legalidade das mobilizações para que os direitos dos atingidos sejam levados a sério, principalmente pela institucionalidade do Estado brasileiro.
Referências
DWORKIN, R. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes. 2002.
GODOI, E. P. O sistema do lugar: história, território e memória do sertão. In: NIEMEYER, A. M.; GODOI, E. P. Além dos territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 97-132.
GODOI, E. P. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas, SP: Unicamp, 1999.
HABERMAS, J. Democracia e direito: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. v. 1-2.
SOUSA, M. S. R. Imaginário social de semi-árido e o processo de construção de saberes ambientais: o caso do município de Coronel José Dias – Piauí. 2004. 193 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004.
SOUSA, M. S. R. O Povo do Zabelê e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí: tensões, desafios e riscos da gestão principiológica da complexidade constitucional. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito, Coordenação de Pós-Gaduação em Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.