Desenvolvimento e proteção ambiental, quem paga por isso? Os direitos fundamentais de tradicionais e quilombolas nas políticas de desenvolvimento e de proteção ambiental

Autores

  • Maria Sueli Rodrigues de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Savina Priscila Rodrigues Pessoa Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Proteção ambiental, Direitos fundamentais, Populações tradicionais e quilombolas

Resumo

O presente texto discute sobre direitos fundamentais afetados por políticas de desenvolvimento e de proteção ambiental, que são justificadas para enfrentar problemas sociais e ambientais, que também são produzidos pelas ações destas políticas. Diante disso, há a questão: qual a lógica de realizar algo que atua contra os objetivos do que se faz? É indicada a tradição das respostas a esse tipo de questionamento: essas políticas são discurso ideológico ou há liberdade para que todas as pessoas se insiram no bônus e suportem o ônus, quem não o faz é por incapacidade competitiva. A posição tomada aqui aborda outra dimensão, a de que essas políticas se embasam em direitos justificados em nome de todas as pessoas, inclusive direitos fundamentais e daí a legitimidade e legalidade das mobilizações para que os direitos dos atingidos sejam levados a sério, principalmente pela institucionalidade do Estado brasileiro.

Referências

DWORKIN, R. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

GODOI, E. P. O sistema do lugar: história, território e memória do sertão. In: NIEMEYER, A. M.; GODOI, E. P. Além dos territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 97-132.

GODOI, E. P. O trabalho da memória: cotidiano e história no sertão do Piauí. Campinas, SP: Unicamp, 1999.

HABERMAS, J. Democracia e direito: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. v. 1-2.

SOUSA, M. S. R. Imaginário social de semi-árido e o processo de construção de saberes ambientais: o caso do município de Coronel José Dias – Piauí. 2004. 193 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004.

SOUSA, M. S. R. O Povo do Zabelê e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí: tensões, desafios e riscos da gestão principiológica da complexidade constitucional. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito, Coordenação de Pós-Gaduação em Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2022-01-21