PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5721

Palavras-chave:

Plano Individual de Atendimento; Concepção Pedagógica; Projeto de Vida; Socioeducação.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa “A construção do projeto de vida para os adolescentes em privação de liberdade: uma proposição para a socioeducação no Distrito Federal”, na qual a pesquisadora realizou o Projeto de Vida, baseado em Viktor Frankl, em uma Unidade Socioeducativa do Distrito Federal. Mediante a pesquisa, percebeu-se que o PIA vem sendo realizado sem uma contextualização pedagógica e cumprindo uma diretriz jurídica. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de o Plano Individual de atendimento avançar em seu propósito de ajudar o adolescente em sua integração social. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o Projeto de Vida como uma concepção pedagógica na perspectiva da logoterapia, realizando um alinhamento com as diretrizes do PIA. Esta pesquisa foi realizada segundo uma abordagem qualitativa com bases em uma pesquisa participativa interventiva. Traremos as impressões dos adolescentes sobre a realização do PIA em um contexto do Projeto de Vida.

Biografia do Autor

Geraldo Caliman, Universidade Católica de Brasília–UCB

Universidade Católica de Brasília – UCBBrasília, Distrito Federal, Brasil

 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2051-9646.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

PEREIRA, Adriana Matos Rodrigues Pereira; CALIMAN, Geraldo. PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5721. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5721. Acesso em: 22 jul. 2024.