PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5721

Keywords:

Plano Individual de Atendimento; Concepção Pedagógica; Projeto de Vida; Socioeducação.

Abstract

Este artigo é parte da pesquisa “A construção do projeto de vida para os adolescentes em privação de liberdade: uma proposição para a socioeducação no Distrito Federal”, na qual a pesquisadora realizou o Projeto de Vida, baseado em Viktor Frankl, em uma Unidade Socioeducativa do Distrito Federal. Mediante a pesquisa, percebeu-se que o PIA vem sendo realizado sem uma contextualização pedagógica e cumprindo uma diretriz jurídica. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de o Plano Individual de atendimento avançar em seu propósito de ajudar o adolescente em sua integração social. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o Projeto de Vida como uma concepção pedagógica na perspectiva da logoterapia, realizando um alinhamento com as diretrizes do PIA. Esta pesquisa foi realizada segundo uma abordagem qualitativa com bases em uma pesquisa participativa interventiva. Traremos as impressões dos adolescentes sobre a realização do PIA em um contexto do Projeto de Vida.

Author Biography

Geraldo Caliman, Universidade Católica de Brasília–UCB

Universidade Católica de Brasília – UCBBrasília, Distrito Federal, Brasil

 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2051-9646.

References

ABRIC, J. A abordagem estrutural das representações sociais. In PAREDES MOREIRA, Antônia Silva; OLIVEIRA, Denize Cristina de (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-38.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BISINOTO, C. et al. Socioeducação: origem, significado e implicações para o atendimento socioeducativo. Revista Psicologia em Estudo. Maringá, v. 20, n. 4, p. 575-585, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28456/pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

BRASIL, Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. acessado em: 21 de julho de 2018.

______, Lei nº 12.594/2012, de 4 de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm>. Acessado em: 21 de julho de 2018.

______, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 21 de julho de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2016.

GADOTTI, M. Educação Popular, Educação social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico, 18 (1), 10-32. 2012. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.

Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar em revista, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

MELO, E. S. do N. Representação social do ensinar: a dimensão pedagógica do habitus professoral. 2009. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14218>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

______.; VIEIRA, A. M. E. C. da S. A representação social de licenciandos em pedagogia acerca do trabalho docente. In ANDRADE, E. dos R. G.; MELO, E. S. do N. (orgs.). Formação docente e representações sociais: entre o vir a ser, o saber e o ser professor. Curitiba: editora CRV, 2016. p. 31-44.

______.; OLIVEIRA, K. M. de. Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN. Perspectivas: Florianópolis, v. 355, n. 1, p. 49-72, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n1p49/pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 45-66.

______. O fenômeno das representações sociais. In MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

______. A psicanálise, sua imagem e seu público. Representação social: um conceito perdido. Tradução de Sonia Furhmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

RANIERE, E. A invenção das medidas socioeducativas. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Psicologia social e institucional)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SÁ, C. P. de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. 1996. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf>. Acesso em: 21 de julho de 2018.

______. O campo de pesquisa em representações sociais. In Sá, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EUERJ, 1998.

Published

2024-05-30

How to Cite

PEREIRA, Adriana Matos Rodrigues Pereira; CALIMAN, Geraldo. PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5721. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5721. Acesso em: 21 nov. 2024.