GESTÃO SOCIOEDUCATIVA NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO PEDAGÓGICA E O CAMPO JURÍDICO À LUZ DA PEDAGOGIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5927Palabras clave:
Unidades de Acolhimento; Pedagogia social; Gestão Pedagógica; Contexto JurídicoResumen
O acolhimento institucional é uma medida protetiva para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Neste espaço a função do pedagogo se faz necessário a partir de uma demanda socioeducativa garantida pelo SINASE e se fortalece teoricamente na concepção da Pedagogia Social. O estudo que se apresenta tem por objetivo caracterizar o trabalho de Gestão pedagógica integrado ao campo jurídico a partir do contexto da Fundação Proteger que é uma unidade de acolhimento no interior do estado do Paraná, município de Guarapuava. O estudo se utilizou de dois procedimentos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação que buscou por meio da coleta de dados elementos para identificar o projeto de se a partir dos estudos teóricos que o trabalho pedagógico articula-se à realidade socioeducativa com sujeitos que se encontram na violação de seus direitos e os dados empíricos já publicados em capítulo de livro revelam que as intervenções dependem da colaboração em rede entre profissionais das mais diferentes áreas de formação.
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