PEDAGOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NAS VARAS DE CONHECIMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO PODER JUDICIÁRIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5561

Palabras clave:

Pedagogo/a, Âmbito jurídico, Adolescente em conflito com a lei.

Resumen

Este artigo tem como objetivo explorar a atuação do/a pedagogo/a no âmbito do Poder Judiciário, integrando uma equipe interdisciplinar, que trabalha nas varas da infância e juventude no Tribunal de Justiça de Pernambuco, responsável pela apuração de atos infracionais cometidos por adolescentes, e os desafios enfrentados no exercício dessa profissão nesse contexto. Quanto à metodologia, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica. O embasamento teórico é fornecido por autores como             Brandão (2000), Libâneo (2002), Melo e Santos (2015), Morin (1982) e outros que aprofundaram seus estudos nesse tema. A análise da atuação do pedagogo/a que trabalha com adolescentes em conflito com a lei em uma equipe interdisciplinar no âmbito jurídico é uma questão inovadora e relevante, uma vez que novas perspectivas da prática pedagógica podem ser exploradas dentro de um contexto interdisciplinar.

Citas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Provimento nº 36/2014. Dispõe sobre a

estrutura e procedimentos das Varas de Infância e da Juventude. Disponível em: Acesso em: 05 Mar. 2024

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 2, de 25/04/2006.

Recomenda aos Tribunais de Justiça a implantação de equipe interprofissional

em todas as comarcas do Estado, de acordo com o que preveem os arts. 150 e 151

do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90). Brasília, DF. (2006a).

Disponível em : .Acesso em:05 Mar.2024

BRASIL.Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília- DF. Disponível em: . Acesso em:05 Mar. 2024

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 2002. 117 p

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: 1996.

GIL, Antônio, Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª edição. Editora Atlas S.A. São Paulo, 2010.

LIBÂNEO, José C. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo. Editora Cortez, 2002.

MELO, Simony Freitas de; SANTOS, Gidair Lopes dos. O Pedagogo Jurídico: agente provocador da prática interdisciplinar nas equipes técnica do TJPE. In: MELO, Simony Freitas de; SANTOS, Gidair Lopes dos (Org). Pedagogia Jurídica: as práticas do Pedagogo no Judicário. Recife. Editora:UFPE, 2015. Páginas 53-67.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Tradução Maria Gabriela de Bragança. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1982.

MORIN, E. O Método 1: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

OLIVEIRA, Ana Cristina Baptistella de. In: Pedagogia Jurídica: as práticas do Pedagogo no Judicário organizadoras:Simony Freitas de Melo, Gidair Lopes dos Santos- Recife: Editora:UFPE, 2015. 274 PÁGINAS

PERNAMBUCO. COJE – Código de Organização Judiciária de Pernambuco. Lei Complementar Nº 100, de 21/11/2007. Tribunal de Justiça de Pernambuco.

associada. In: I.T. PICANÇO (org.),

POMBO, O. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Texto, 1992.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. Rev. Bras. Educ., 2008 13(39), p. 545–554, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/#

VOLPI, Mario (org.). O adolescente e o ato infracional. São Paulo: Cortez, 2015. 111p.

Publicado

2024-07-10

Cómo citar

LIRA DE MENDONÇA DIAS, Fabiana Kelmene. PEDAGOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE NAS VARAS DE CONHECIMENTO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO PODER JUDICIÁRIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–13, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5561. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5561. Acesso em: 23 nov. 2024.