RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHO E/OU POSSIBILIDADE ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS PAIC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3636

Palabras clave:

Aprendizagem; Mais Paic; Recomposição.

Resumen

O retorno presencial das aulas, após longos meses de Pandemia causados pela COVID-19, evidenciou as desigualdades sociais e educacionais, em todos os níveis de ensino. Muitas crianças ficaram sem acesso adequado à educação, retornando para as escolas com um déficit de aprendizagem agravante. As organizações responsáveis, orientaram o mapeamento de estratégias que visam a recomposição das aprendizagens. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo analisar de que forma os documentos do Programa Mais Paic contribuíram para a recomposição da aprendizagem no pós pandemia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, bibliográfica e documental. A análise documental foi baseada nos documentos formativos e material pedagógico do Projeto Paic Voando Mais Alto. Este estudo buscou contribuir para a compreensão da estratégia utilizada, sendo necessários estudos qualitativos e quantitativos para a verificação dos resultados a curto e longo prazo.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 dez. 2022.

_______. Ministério da Educação. Pareceres e Resoluções CNE/CP 2020 e 2021. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-9#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202,redes%20escolares%2C%20p%C3%BAblicas%2C%20privadas%2C>. Acesso em: 04 dez. 2022.

Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Educação. Programa Alfabetização na Idade Certa. 2007. Disponível em: http://www.paic.seduc.ce.gov.br/ acesso em: 03 dez. 2022.

Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Educação. Projeto Paic Voando Mais Alto. Fortaleza, 2022. Disponível em: https://idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/component/content/article/2-noticia-em-destaque/1086-cadernos-voando-mais-alto-anos-iniciai.s Acesso em: 03 dez. 2022

MINAYO, M. C. L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, A.; OLIVEIRA, G.; ALVES, L. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v.20, n.43, p.64-83, 2021.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: Impactos da pandemia na alfabetização de crianças, 2021. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2022.

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

FERNANDES DE LIMA DAMASCENO, Gerviz; MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS, Idalina; RODRIGUES CHAVES, Edmilson. RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: CAMINHO E/OU POSSIBILIDADE ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS PAIC. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–17, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3636. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3636. Acesso em: 22 nov. 2024.