HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE (E SOBRE) TERMODINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12521Palabras clave:
Ensino de Física, História da Ciência, TermodinâmicaResumen
Este trabalho relata uma experiência que compreendeu a aplicação e análise de uma unidade didática que propôs a inserção da História da Ciência (HC) no Ensino Médio como subsídio à aprendizagem de elementos da Termodinâmica. Fazendo-se uso de um recorte histórico, mais precisamente ao desenvolvimento e aprimoramento das máquinas térmicas no século XVIII, aplicamos a unidade didática na turma da segunda série do Ensino Médio, do turno matutino, de uma escola da rede pública estadual piauiense. Com base na nossa análise, podemos notar que a utilização da HC no ensino pode trazer alguns benefícios na compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, como, por exemplo, os conceitos de calor e temperatura, possibilitando, inclusive sua contextualização histórica e epistemológica tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na (e sobre a) Física.
Citas
KESSLER, S. L. O Ensino da Física moderna no ensino médio: necessidades e dificuldades no oeste Catarinense. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acesso em: 26 fev. 2019.
MARTINS, A. F. P; RAFAEL, F. J. Uma investigação sobre as concepções alternativas de alunos do ensino médio em relação aos conceitos de calor e temperatura. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luís: Sociedade Brasileira de Física. Disponível em http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_calortemperaturaconcepco.trabalho.pdf.Acesso em:12 abr. 2020.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o Ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, ago. 2017. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7074. Acesso em: 12 abr. 2020.
__________. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. In: V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2006, Madrid Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa.
NASCIMENTO, V. B; CARVALHO, A. M. P. A natureza do conhecimento científico e o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, BH, 2007. Anais do ABRAPEC, Belo Horizonte, 2007.
PIMENTEL, J. R. Livros didáticos de ciências: a física e alguns problemas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 15, n. 3, p. 308-318,1998. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6889. Acesso em: 19 abr. 2020.
ROCHA, José Fernando. Origem e evolução das ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002.
SILVA, B. V. C. A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório. Latin American Journal of Physics Education, v. 4, n. 3, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3696940. Acesso em: 12 abr. 2020.