O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: MODELOS E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS

THE PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE: MODELS AND IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Boniek Venceslau da Cruz Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11412

Palavras-chave:

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Lee Shulman, Ensino de Ciências

Resumo

Uma das principais perguntas que rege as pesquisas em ensino de Ciências diz respeito a como o professor de Ciências transforma o conhecimento que possui em conhecimentos compreensíveis para os alunos da Educação Básica. Na literatura especializada é possível investigar essa questão a partir de diferentes perspectivas teóricas. Neste trabalho, iremos apresentar umas delas, o conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge ou PCK, na sigla em inglês). Ele se refere ao conhecimento específico do docente da disciplina, que o diferencia do especialista da área. No contexto internacional, o PCK vem recebendo atenção nos estudos e investigações acerca da formação de professores de Ciências. No contexto brasileiro, ele ainda não é devidamente valorizado pela comunidade. Neste sentido, apresentamos o PCK, principais modelos para o ensino de Ciências e algumas implicações para o ensino.

Referências

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Art Med Editora, 2009.

SHULMAN, L. PCK: Its genesis and exodus. In: BERRY, A; FRIEDRICHSEN, P; LOUGHRAN, J (Ed.). Re-examining pedagogical content knowledge in science education. Routledge, p. 3-13, 2015.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

______. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986.

SILVA, B. V. C. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de Física acerca da temática Natureza da Ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 389-413, 2018.

______. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo referente à temática Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Tese. (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A. F. P. O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 735-768, 2019.

TESTONI, L. A. Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

DA CRUZ SILVA, B. V. . O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: MODELOS E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE: MODELS AND IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11412. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1848. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos