PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10757Palabras clave:
Psicologia Sócio-Histórica, Isolamento Social, Tecnologias, Educação a DistânciaResumen
O presente artigo tem o objetivo discutir, a luz da psicologia sócio-histórica a concepção de homem e a importância do meio social para a construção do conhecimento, levando em consideração o contexto social vivenciado no Brasil em meio a pandemia do novo coronavírus. O estudo é de natureza qualitativa, desenvolvido por meio pesquisa bibliográfica e documental. As discussões foram elencadas em dois eixos temáticos. O primeiro trata sobre a concepção de homem a partir da psicologia sócio-histórica e a importância do meio social para o seu desenvolvimento e segundo aborda sobre a educação a distância e as reflexões emergentes no âmbito educacional em tempos de isolamento social. As discussões encontram-se fundamentadas nos autores a seguir: Bock (1999, 2015), Aguiar (2000), Kenski (2003), Dohmem (1967), Peters (1973), Moran (2012) Hodges (2020), entre outros, que contribuem com importantes reflexões sobre ensino a distância em tempos de isolamento social. O estudo suscita reflexões sobre as transformações ocorridas neste período, realizando indagações acerca das concepções de mundo que poderão ser concebidas nas sociedades pós-pandemia.
Citas
_____________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
AGUIAR, Wanda M.J. Consciência e atividade: categorias da Psicologia SócioHistórica. Cadernos de Pesquisas, 2000 (conferir essa referência) Link: https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a05.pdf
BOCK, A. M. B. (Org.) Psicologia Sócio-Histórica – uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Decreto Lei Nº 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei No 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (Educação a Distância). Brasília: Ministério da Educação, 2005.
BRASIL. Medida Provisória nº 934 de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 abril. 2020. Seção: 1 – Extra, p. 1
BRASIL. Ministério da Educação Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 março. 2020, seção 1:59.
CHADE, Jamil. OMS classifica coronavírus como pandemia e cobra ação de governos. UOL, 11 de mar, 2020. Disponível em
<https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/03/11/proliferacao-decoronavirus-leva-oms-a-declarar-pandemia.htm3>. Acesso em 09 de maio, 2020.
FRANÇA-CARVALHO, Antonia D. As transposições dos constructos teóricos da psicologia para as práticas pedagógicas: Limites e possiblidades. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), Teresina, v. 08, p. 62-70, 2002.
GONZÁLEZ-REY, Fernando L. Categoria “personalidade”: su significación para La Psicolojía social. In: Psicologia Revista – revista da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. N. 4, maio 1997.
HODGES Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergencyremote-teaching-and-online-learning. Acesso em 14/05/2020.
KEEGAN, D. Foundation of distance education. 2.a ed. Londres: routledge 1991.
MORAN, José. O que é Educação a distância. Dispenivel em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em 14/05/2020
TORRE, Saturnino. Estrategias didacticas em el aula: Buscando la calidad y la innovación. Madrid: Uned, 2008.
VYGOTSKY,L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1987.
WALLON Henri; GALVÃO, Izabel. Uma Concepção Dialética Do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.