PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION

Authors

  • Álefe Gabriel Duarte Silva Universidade Federal do Piauí
  • Arianny Veloso Euzébi Universidade Federal do Piauí
  • Ernandes Soares Araújo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10757

Keywords:

Psicologia Sócio-Histórica, Isolamento Social, Tecnologias, Educação a Distância

Abstract

O presente artigo tem o objetivo discutir, a luz da psicologia sócio-histórica a concepção de homem e a importância do meio social para a construção do conhecimento, levando em consideração o contexto social vivenciado no Brasil em meio a pandemia do novo coronavírus. O estudo é de natureza qualitativa, desenvolvido por meio pesquisa bibliográfica e documental. As discussões foram elencadas em dois eixos temáticos. O primeiro trata sobre a concepção de homem a partir da psicologia sócio-histórica e a importância do meio social para o seu desenvolvimento e segundo aborda sobre a educação a distância e as reflexões emergentes no âmbito educacional em tempos de isolamento social. As discussões encontram-se fundamentadas nos autores a seguir: Bock (1999, 2015), Aguiar (2000), Kenski (2003), Dohmem (1967), Peters (1973), Moran (2012) Hodges (2020), entre outros, que contribuem com importantes reflexões sobre ensino a distância em tempos de isolamento social. O estudo suscita reflexões sobre as transformações ocorridas neste período, realizando indagações acerca das concepções de mundo que poderão ser concebidas nas sociedades pós-pandemia.

References

_____________. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

AGUIAR, Wanda M.J. Consciência e atividade: categorias da Psicologia SócioHistórica. Cadernos de Pesquisas, 2000 (conferir essa referência) Link: https://www.scielo.br/pdf/cp/n110/n110a05.pdf

BOCK, A. M. B. (Org.) Psicologia Sócio-Histórica – uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Decreto Lei Nº 5.622. Regulamenta o art. 80 da Lei No 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (Educação a Distância). Brasília: Ministério da Educação, 2005.

BRASIL. Medida Provisória nº 934 de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 abril. 2020. Seção: 1 – Extra, p. 1

BRASIL. Ministério da Educação Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID19. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 março. 2020, seção 1:59.

CHADE, Jamil. OMS classifica coronavírus como pandemia e cobra ação de governos. UOL, 11 de mar, 2020. Disponível em

<https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/03/11/proliferacao-decoronavirus-leva-oms-a-declarar-pandemia.htm3>. Acesso em 09 de maio, 2020.

FRANÇA-CARVALHO, Antonia D. As transposições dos constructos teóricos da psicologia para as práticas pedagógicas: Limites e possiblidades. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), Teresina, v. 08, p. 62-70, 2002.

GONZÁLEZ-REY, Fernando L. Categoria “personalidade”: su significación para La Psicolojía social. In: Psicologia Revista – revista da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. N. 4, maio 1997.

HODGES Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergencyremote-teaching-and-online-learning. Acesso em 14/05/2020.

KEEGAN, D. Foundation of distance education. 2.a ed. Londres: routledge 1991.

MORAN, José. O que é Educação a distância. Dispenivel em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em 14/05/2020

TORRE, Saturnino. Estrategias didacticas em el aula: Buscando la calidad y la innovación. Madrid: Uned, 2008.

VYGOTSKY,L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1987.

WALLON Henri; GALVÃO, Izabel. Uma Concepção Dialética Do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis: Vozes, 1995.

Published

2020-06-02

How to Cite

DUARTE SILVA, Álefe Gabriel; VELOSO EUZÉBI, Arianny; SOARES ARAÚJO, Ernandes. PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND REMOTE EDUCATION: REFLECTIONS IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10757. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1842. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos