O RECONHECIMENTO DA PEDAGOGIA JURÍDICA COMO CAMPO LEGITIMO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5505Keywords:
Pedagogia, Pedagogos, Pedagogia Jurídica, Tribunais de Justiça, Produção TeóricaAbstract
Nos últimos anos a complexificação da sociedade vem demandando à pedagogia novas frentes de trabalho. Entre as possibilidades de atuação em espaços não-escolares, a pedagogia jurídica tem ganhado notoriedade, porém, nem sempre tem sido reconhecida como uma atuação legítima. Assim, este artigo defende esse reconhecimento a partir da legislação que garantiu o ingresso da pedagogia nos tribunais de justiça brasileiros e pela produção teórica que os pedagogos que atuam nesses locais têm publicado, cuja a principal característica é a de ser fundada na prática diária dessa atuação, contribuindo para afirmar o lugar da pedagogia jurídica como uma das áreas legítimas de atuação do profissional da Pedagogia para o atendimento das novas e crescentes demandas da sociedade, a partir de uma nova perspectiva, contribuindo para análises mais interdisciplinares das situações judicializadas.
References
ABMP – Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos na Infância e Juventude. O sistema de Justiça da Infância e Juventude nos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: desafios na especialização para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Brasília-DF: ABMP, 2008. Disponível em: . Acesso em 28 fev. 2024.
AMARAL, M.G.B.; SILVA, J.A.A.; BATISTA, M.T.O. (Orgs). Pedagogia social: um horizonte educativo para contextos diversos. Fortaleza-CE: Imprece, 2018
___.; MACIEL, M.G..B; OLIVEIRA, A. Pedagogia do Trabalho: a atuação do pedagogo na educação profissional. Fortaleza-CE: EdUECE, 2020.
___. M., G, B.; SEVERO, J.L.R.L; ARAÚJO, T.; Pedagogia Jurídica no Brasil: questões teóricas e práticas de um campo em construção. Fortaleza-CE: UECE, 2021.
ARAÚJO, S.A.; ANDRADE, W.D. Atuação do Pedagogo: reflexões sobre sua prática no tribunal de justiça de Pernambuco. Revista Educação e (Trans)formação. Garanhuns, v.01, n.01, p.32-45. out.2015/mar.2016.
BARBOSA, A.C.E.; SILVA, K.B.G. Análise da produção teórica da pedagogia jurídica (2015-2023). No prelo
BATISTA, M.T.O.; BARBOSA, R.C.S.; BATISTA, K.K. Pedagogia hospitalar: um novo olhar sobre as práticas do pedagogo e suas contribuições para as transformações sociais. In: LIMA, A.K.M.M.N; AMARAL, M.G..B; BATISTA, M.T. O. Pedagogia Hospitalar: múltiplos olhares e práticas. Fortaleza-CE: Imprece, 2017.
BERNARDES, C.A.A. Pedagogia Jurídica: Contribuições do pedagogo em varas de infância e juventude. Goiás-GO: Dialética, 2021.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília-DF, 1988. Disponível em: Acesso em 27 fev. 2024.
___. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providencias. Brasília-DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 27 fev. 2024.
___. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 2, de 25 de abril de 2006. Recomenda aos Tribunais de Justiça a implantação de equipe interprofissional em todas as comarcas do Estado, de cordo com o que preveem os arts.150 e 151 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.8069/1990). Brasília-DF, 2006. Disponível em: <https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/854>. Acesso em 27 fev. 2024.
___. Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 94, 27 de outubro de 2009. Determina a criação de Coordenadorias da Infância e da Juventude no âmbito dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal. Brasília-DF, 2009. Disponível em: Acesso em 28 fev. 2024
___. Conselho Nacional de Justiça. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Justiça Infantojuvenil: situação atual e critérios de aprimoramento. Relatório de Pesquisa. Brasília-DF, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7767> Acesso em 28 fev. 2024
___. Conselho Nacional de Justiça. Provimento nº 36, de 05 de maio de 2014. Dispõe sobre a estrutura e procedimentos das Varas da Infância e Juventude. Brasília-DF, 2014. Disponível em: < atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2004 > Acesso em 28 fev. 2024.
___. Ministério de Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília-DF, 2006. Disponível em: Acesso em 28 fev. 2024.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999
FERNANDES, E.M.; ORRICO, H.; ISSA, R.M. Pedagogia hospitalar: princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba, PR: CRV, 2014.
FERNANDES, D.G.; SILVA, J.A.A. Pedagogia e áreas de atuação do pedagogo: divergências conceituais e epistemológicas. In: AMARAL, M.G.B.; SILVA, J.A.A.; BATISTA, M.T.O. (orgs). Pedagogia social: um horizonte educativo para contextos diversos. Fortaleza-CE: Imprece, 2018
FRANCO, M.A.S.; LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. (orgs.). As dimensões constitutivas da pedagogia como campo de conhecimento. Educação Em Foco, v. 14, n17, pp. 55–78. Minas Gerais: UFMG, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103 Acesso 28 fev. 2024
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educação em. Revista. 2001, n.17, pp.153-176. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso 28 fev. 2024.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
MELO, S.F. O curso de pedagogia e a atuação do pedagogo para além dos espaços de educação formal. In: MELO, S.F; SANTOS, G. L (Org.). Pedagogia Jurídica: As práticas do pedagogo no judiciário. Recife: 2015.
¬___.; SANTOS, G. L (Org.). Pedagogia Jurídica: As práticas do pedagogo no judiciário. Recife: 2015.
SANTOS, G.L. O pedagogo no núcleo piscossocial do tribunal de justiça de Pernambuco... quê? In: MELO, S.F; SANTOS, G. L (Org.). Pedagogia Jurídica: As práticas do pedagogo no judiciário. Recife: 2015.
SANTOS, B.K.G; dos; MUNIZ, S.S.; SAMPAIO, M.A.P.; SILVA, A.G. Pedagogia jurídica: a importância da atuação do pedagogo no tribunal de justiça. Humanides & Inovação. v.7, n.7.7, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2546> Acesso em 28 ago. 2023
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v.12 n.34 jan/abr. 2007
SILVA, J.A.A.; CAMPOS, M.L.; AMARAL, M.G.B. Formação docente e atuação do pedagogo em espaços não escolares. In: LIMA, A.K.M.M.N; AMARAL, M.G..B; BATISTA, M.T. O. Pedagogia Hospitalar: múltiplos olhares e práticas. Fortaleza-CE: Imprece, 2017.
SILVA, M.S.P.; SILVA, P.R. As práticas do pedagogo nos tribunais de justiça brasileiros: a emergência de uma pedagogia (jurídica)? Curitiba: CRV, 2021.
SOUZA, M.A.S. Atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares: pedagogia e currículo. São Paulo: Editora Dialética, 2023
TORRES, M.J.C.; BARROS, R.M.S. A Imprescindível Especialização da Equipe Interprofissional na Política Judiciária da Infância e Juventude. In: PARÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude. CEIJ: 10 anos de trajetórias, conquistas e desafios. Belém, PA, 2020. Disponível em: Acesso em 28 fev. 2024