O ESTADO DA ARTE DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.3019

Keywords:

Educação profissional, diversidade sexual, formação humana integral

Abstract

Este trabalho tem como objetivo principal a análise do estado da arte das publicações referentes à diversidade sexual no contexto da educação profissional no Brasil com base nos repositórios oficiais: Memoria (IFRN) e Scielo. O estudo foi fundamentado em teóricos que discutem a temática sexualidade. A partir da análise dos resultados obtidos, percebe-se que a temática referente à sexualidade na perspectiva da educação profissional do Brasil ainda possui lacunas bastante significativas entre os estudos pulicados.  Isso significa que é imprescindível que mais publicações acerca da temática sejam produzidas no viés da educação profissional, promovendo a formação humana integral dos estudantes e das estudantes

References

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BROUSSEAU, G. Theory os Didactical Situations in Mathematics: didactiques des mathemátiques, 1970-1990. New York: Klumer Academic Publishers, 2002

BROUSSEAU, Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006.

BORGES, Walter Aparecido. Obstáculos epistemológicos e linguagem de alunos do ensino médio na aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas. Anais XV EBRAPEM Campina Grande: Realize Editora, 2011.

SCHUBRING, Gert. Os números negativos – exemplos de obstáculos epistemológicos. São Paulo: Física, 2018.

SCHUBRING, Gert. Reflexões sobre o conhecimento científico – Coletivo Gertiano. Curitiba: Appris, 2019.

Published

2022-05-22

How to Cite

OLIVEIRA, Raiane Lourenço de; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. O ESTADO DA ARTE DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i1.3019. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3019. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos